Kant’s universal human reason. A polyphonic, functional, and open concept
PDF (Português (Brasil))

Palabras clave

Immanuel Kant
Georg Friedrich Meier
Hannah Arendt
Razão universal humana
Egoísmo lógico
Pluralismo

Cómo citar

Anna Macor, L. (2013). Kant’s universal human reason. A polyphonic, functional, and open concept. Kant E-Prints, 8(1), 184–200. Recuperado a partir de https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/kant/article/view/8672473

Resumen

Este artigo tem como objetivo investigar o conceito de "razão humana universal" (allgemeine Menschenvernunft) kantiano pelo aprofundamento em seus escritos publicados e não publicados. Baseando-se em visões lógicas e antropológicas de Georg Friedrich Meier, Kant desenvolveu um modelo de razão que reuniu demandas do Iluminismo para o aumento do conhecimento e luta contra os preconceitos, sem, no entanto sucumbir à perversão da verdade absoluta. A razão pode ser encontrada em todos, uma vez que não é exclusiva, mas todos tem acesso a ela apenas em parte, dado que os seres humanos inevitavelmente a seguem, sem, no entanto estarem cientes disso, devido a preconceitos e pontos de vista particulares. Na medida em que, a razão kantiana exige autonomia e comunicação, e é de persistente validade cultural e teórica, como é provado pelo pensamento de Hannah Arendt.

PDF (Português (Brasil))

Desde 2022, todo o conteúdo publicado pela Kant e-Prints está sob a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0).

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.