Kant’s universal human reason. A polyphonic, functional, and open concept
PDF

Palavras-chave

Immanuel Kant
Georg Friedrich Meier
Hannah Arendt
Razão universal humana
Egoísmo lógico
Pluralismo

Como Citar

Anna Macor, L. (2013). Kant’s universal human reason. A polyphonic, functional, and open concept. Kant E-Prints, 8(1), 184–200. Recuperado de https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/kant/article/view/8672473

Resumo

Este artigo tem como objetivo investigar o conceito de "razão humana universal" (allgemeine Menschenvernunft) kantiano pelo aprofundamento em seus escritos publicados e não publicados. Baseando-se em visões lógicas e antropológicas de Georg Friedrich Meier, Kant desenvolveu um modelo de razão que reuniu demandas do Iluminismo para o aumento do conhecimento e luta contra os preconceitos, sem, no entanto sucumbir à perversão da verdade absoluta. A razão pode ser encontrada em todos, uma vez que não é exclusiva, mas todos tem acesso a ela apenas em parte, dado que os seres humanos inevitavelmente a seguem, sem, no entanto estarem cientes disso, devido a preconceitos e pontos de vista particulares. Na medida em que, a razão kantiana exige autonomia e comunicação, e é de persistente validade cultural e teórica, como é provado pelo pensamento de Hannah Arendt.

PDF

Desde 2022, todo o conteúdo publicado pela Kant e-Prints está sob a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0).

Downloads

Não há dados estatísticos.