Da metafísica à metodologia: Kant e Popper
PDF

Palavras-chave

racionalidade
ciência
natureza

Como Citar

Schorn, R. (2014). Da metafísica à metodologia: Kant e Popper. Kant E-Prints, 8(2), 43–66. Recuperado de https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/kant/article/view/8672623

Resumo

Neste artigo defendemos que a filosofia do conhecimento de Kant se completa com a "Revolução Copernicana" de Popper. Sustentamos que a maior relevância em ambas as filosofias está na investigação das condições de possibilidade do conhecimento objetivo e que a resposta kantiana ao problema da relação entre o mundo natural e aquilo que afirmamos conhecer acerca dele foi correta, entretanto, insuficiente. Kant propôs um projeto filosófico para a ciência natural que consistiu em converter a metafísica em metodologia crítica. Ele desvendou princípios que julgou necessários ao conhecimento científico e buscou resposta ao aparente paradoxo entre o princípio empirista de que nós não podemos ter conhecimento a priori do mundo e os princípios racionais de não-contradição e de incompletude. Seu projeto teórico para as ciências naturais ficou inacabado e Popper, com seu falibilismo agudo, o completou.

PDF

Desde 2022, todo o conteúdo publicado pela Kant e-Prints está sob a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0).

Downloads

Não há dados estatísticos.