Foco e Escopo
Opinião Pública publica artigos sobre teoria e metodologia no campo da opinião pública e estudos sobre comportamento político e social, consolidando-se como importante publicação especializada em âmbito nacional. Além de artigos de pesquisadores brasileiros, também publica trabalhos de pesquisadores estrangeiros e traduções de artigos selecionados pelo Comitê Editorial, considerados importantes para o fortalecimento dessa área de pesquisa no âmbito da comunidade acadêmica nacional.
As afirmações e conceitos emitidos em artigos assinados são de absoluta responsabilidade dos seus autores, não expressando a opinião dos membros do Conselho Editorial ou dos órgãos que compõem o CESOP.
Processo de Avaliação pelos Pares
Após a revisão formal preliminar, a editoria encaminha o trabalho ao julgamento autônomo de no mínimo dois avaliadores (método de “duplo cego”), cujas áreas de competência e formação acadêmica estejam relacionadas com o tema do texto. Havendo discordância entre os pareceristas, o trabalho deverá ser encaminhado a um terceiro avaliador.
Ao final do processo, os autores recebem comunicação relativa aos pareceres emitidos, garantindo-se a confidencialidade dos pareceristas.
Há três opções:
-
Aceitação do artigo tal como enviado;
-
Aceitação do artigo após as revisões sugeridas pelos pareceristas e;
-
Recusa.
Recursos e problemas específicos são examinados e decididos pelos Editores.
Como dito acima, a Opinião Pública trabalha com a "avaliação cega", em que os avaliadores não identificam os autores das contribuições e vice-versa.
Periodicidade
Opinião Pública adota o modelo de Publicação Contínua, com volume único anual.
Financiamento
Histórico do periódico
O Centro de Estudos de Opinião Pública é uma iniciativa interdisciplinar combinada entre os âmbitos acadêmico científico e empresarial na área da pesquisa de Opinião Pública, Comportamento Político e Social e Metodologia de Pesquisa. O Centro está estruturado sobre uma composição tripartite inter-universitária e empresarial (UNICAMP, Universidades e Centros Científicos e Empresas de pesquisa) e tem como objetos a recuperação, organização e disponibilização para o pesquisador dos "surveys" realizados por empresas e instituições científicas nas áreas predominantes de opinião sobre política, sociedade, temas culturais, comportamento geral, além de dados socioeconômicos em educação. Em 2005 o Banco de Dados Nacionais de Opinião encontra-se composto por mais de 2300 pesquisas.
O CESOP publica a revista OPINIÃO PÚBLICA (ISSN:0104-6276) desde 1993, na qual apresenta artigos de pesquisadores nacionais e estrangeiros e divulga dados dos Bancos de Dados nacionais e internacionais conveniados. Constitui-se atualmente como a única publicação na área especializada em comportamento político e social no país e na América Latina.
Em 2002 passou a integrar o Sistema SciELO de divulgação de publicações científicas. O Centro também atua no âmbito da metodologia e técnicas de pesquisa, através da elaboração de instrumentos de pesquisa (elaboração de questionários) e análise de dados.