Foco e Escopo

Opinião Pública publica artigos sobre teoria e metodologia no campo da opinião pública e estudos sobre comportamento político e social, consolidando-se como importante publicação especializada em âmbito nacional. Além de artigos de pesquisadores brasileiros, também publica trabalhos de pesquisadores estrangeiros e traduções de artigos selecionados pelo Comitê Editorial, considerados importantes para o fortalecimento dessa área de pesquisa no âmbito da comunidade acadêmica nacional.

As afirmações e conceitos emitidos em artigos assinados são de absoluta responsabilidade dos seus autores, não expressando a opinião dos membros do Conselho Editorial ou dos órgãos que compõem o CESOP.

Processo de Avaliação pelos Pares

Após a revisão formal preliminar, a editoria encaminha o trabalho ao julgamento autônomo de no mínimo dois avaliadores (método de “duplo cego”), cujas áreas de competência e formação acadêmica estejam relacionadas com o tema do texto. Havendo discordância entre os pareceristas, o trabalho deverá ser encaminhado a um terceiro avaliador.

Ao final do processo, os autores recebem comunicação relativa aos pareceres emitidos, garantindo-se a confidencialidade dos pareceristas.

Há três opções:

  1. Aceitação do artigo tal como enviado;

  2. Aceitação do artigo após as revisões sugeridas pelos pareceristas e;

  3. Recusa.

Recursos e problemas específicos são examinados e decididos pelos Editores.

Como dito acima, a Opinião Pública trabalha com a "avaliação cega", em que os avaliadores não identificam os autores das contribuições e vice-versa.

Periodicidade

A revista OPINIÃO PÚBLICA possui a periodicidade quadrimestral.

Estrato Qualis-CAPES / Qualis-CAPES Evaluation (2014)

       Área de Avaliação
Estrato
  • Ciência Política e Relações Internacionais
A1
  • Direito
A1
  • Ciências Sociais Aplicadas I
A2
  • Sociologia
A2
  • Ensino
B3

__________

Fonte: Plataforma Sucupira, 2015.

Sponsors

Histórico do periódico

O Centro de Estudos de Opinião Pública é uma iniciativa interdisciplinar combinada entre os âmbitos acadêmico-científico e empresarial na área da pesquisa de Opinião Pública, Comportamento Político e Social e Metodologia de Pesquisa. O Centro está estruturado sobre uma composição tripartite inter-universitária e empresarial (UNICAMP, Universidades e Centros Científicos e Empresas de pesquisa) e tem como objetos a recuperação, organização e disponibilização para o pesquisador dos "surveys" realizados por empresas e instituições científicas nas áreas predominantes de opinião sobre política, sociedade, temas culturais, comportamento geral, além de dados socioeconômicos em educação. Em 2005 o Banco de Dados Nacionais de Opinião encontra-se composto por mais de 2300 pesquisas.

O CESOP publica a revista OPINIÃO PÚBLICA (ISSN:0104-6276) desde 1993, na qual apresenta artigos de pesquisadores nacionais e estrangeiros e divulga dados dos Bancos de Dados nacionais e internacionais conveniados. Constitui-se atualmente como a única publicação na área especializada em comportamento político e social no país e na América Latina.

Em 2002 passou a integrar o Sistema SciELO de divulgação de publicações científicas. O Centro também atua no âmbito da metodologia e técnicas de pesquisa, através da elaboração de instrumentos de pesquisa (elaboração de questionários) e análise de dados.

Catalogação na Publicação elaborada por: Gildenir Carolino Santos - CRB-8ª/5447