Banner Portal

Sobre o Periódico

Foco e Escopo

Opinião Pública publica artigos científicos de pesquisadores brasileiros e estrangeiros sobre teoria e metodologia em opinião pública, comportamento social e político, cultura política e democracia, estudos de mídia, eleições e representação política, que embasam seus temas ou hipóteses em enquadramentos teóricos e em dados de pesquisas empíricas, quantitativas, qualitativas ou documentais apresentados de forma a sustentar os resultados e conclusões.

As afirmações e conceitos emitidos em artigos assinados são de absoluta responsabilidade dos seus autores, não expressando a opinião dos membros do Conselho Editorial ou dos órgãos que compõem o CESOP.

Periodicidade

Opinião Pública adota o modelo de Publicação Contínua, com volume único anual.

Breve Histórico

Criada em 1993, Opinião Pública é periódico acadêmico de acesso aberto e gratuito do Centro de Estudos de Opinião Pública (Cesop) da Unicamp, centro interdisciplinar de pesquisa instituído em 1992. Sua missão está alinhada ao objetivo do Cesop, que é o desenvolvimento da pesquisa científica na área do comportamento político e social por meio da promoção de iniciativas combinadas de ensino, pesquisa e treinamento de recursos humanos, bem como a organização e disponibilização de bases e materiais de pesquisa nessas áreas.

Estabelecida para estimular e consolidar a produção nacional nas áreas de comportamento político e social, Opinião Pública tem como missão permanente promover uma melhor compreensão das mudanças contemporâneas da política e seus impactos sobre os indivíduos e as formas como a sociedade se organiza e atua, divulgando os esforços de reflexão produzidos pela relação entre a teoria e a pesquisa. Seu funcionamento é guiado por regimento aprovado pelo Conselho Superior do Cesop. Ao longo de sua trajetória, Opinião Pública se consolidou como referência não apenas na comunidade acadêmica nacional, mas também latino-americana.

Conformidade com a Ciência Aberta

Opinião Pública está comprometida com as práticas de comunicação da Ciência Aberta, como o acesso aberto; aceitação de preprints como o início do fluxo de produção dos artigos; compartilhamento dos conjuntos de dados de análise, instrumentos, scripts de análise estatística, roteiros e materiais adicionais, disponibilizados em repositórios online abertos e/ou no próprio site do periódico; transparência e abertura gradual do processo de avaliação dos manuscritos; disseminação pública das pesquisas e interoperabilidade com o fluxo global de informação e conhecimento científicos.

Todo o conteúdo publicado é disponível sem custos para o(a) usuário(a) ou sua instituição. Os(As) usuários(as) têm permissão para ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou criar links para os textos completos dos artigos, sem pedir autorização prévia do(a) editor(a) ou do(a) autor(a).

Também não há custos de submissão e processamento de artigos para autores(as). Todos os manuscritos submetidos à Opinião Pública devem ser inéditos, salvo aqueles disponibilizados em repositórios de preprints, e não podem ser encaminhados, simultaneamente, para avaliação de outros periódicos. Também são considerados inéditos manuscritos divulgados em anais de eventos científicos e em perfis pessoais de plataformas acadêmicas.

O uso do preprint como opção do(a) autor(a) supõe que, quando da submissão do artigo à Opinião Pública, ele(a) deve informar se o manuscrito está depositado em um servidor de preprints, bem como seu nome e seu URL.

Opinião Pública recebe preprints arquivados nos seguintes servidores: SciELO Preprints, Social Science Research Network  e Research Gate. Outros repositórios poderão ser considerados mediante análise e aprovação por parte do Conselho Editorial.

Dados abertos

Se aprovado o artigo para publicação, o(a) autor(a) deve compartilhar bases de dados, códigos, métodos e outros materiais utilizados e resultantes das pesquisas apresentadas no artigo publicado, os quais serão disponibilizados no site de Opinião Pública, ou o(a) autor(a) deve indicar o repositório onde seus dados e materiais estão depositados.

Patrocinadores e Agências de Fomento

Opinião Pública recebe apoio dos seguintes organismos:

  • Fundo de Apoio ao Ensino, à Pesquisa e à Extensão (Faepex), Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).
  • Programa de Apoio a Publicações Científicas do Ministério da Ciência e Tecnologia e Inovações (MCTI).
  • Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Catalogação na Publicação elaborada por: Gildenir Carolino Santos - CRB-8ª/5447