Eleição presidencial: o Plano Real na sucessão de Itamar Franco

  • Antonio Manuel Teixeira Mendes Diretor do Instituto de Pesquisa Datafolha
  • Gustavo Venturi Diretor do Instituto de Pesquisa Datafolha
Palavras-chave: Decisão do voto. HGPE. Eleição presidencial. Plano econômico

Resumo

Este artigo mostra a influência do plano econômico Real e do horário eleitoral gratuito na eleição presidencial brasileira de 1994. Com base em dados de survey com 2.500 entrevistados, argumenta que o controle inflacionário exerceu papel decisivo para as intenções de voto.


Abstract

This article shows the influence of the economic plan- the Plano Real – and the HGPE (free electoral
propaganda on TV) in the Brazilian 1994 Presidential Election. Based on survey data with 2.500 interviews, it argues that the inflation control played a decisive role for the voting intentions.

Keywords: voting decision, HGPE, presidential elections, economic plan

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Biografia do Autor

Gustavo Venturi, Diretor do Instituto de Pesquisa Datafolha
Professor do Departamento de Sociologia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo. Concluiu mestrado em Sociologia (1995) e doutorado em Ciência Política (2003), ambos pela USP. Estruturou e coordenou o Núcleo de Opinião Pública da Fundação Perseu Abramo (1997/08), desenvolvendo pesquisas de cultura política e estudos sobre marcadores sociais da diferença (gênero e identidades sexuais, raça e etnias, classe social, juventude e velhice). 
Publicado
2015-10-16
Como Citar
Mendes, A. M. T., & Venturi, G. (2015). Eleição presidencial: o Plano Real na sucessão de Itamar Franco. Opinião Pública, 2(2), 59-72. Recuperado de https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/op/article/view/8640982
Seção
Artigos