Resumo
O autor apresenta os resultados do ‘Projeto Leader’, uma pesquisa para identificar o perfil ideal do candidato presidencial na eleição brasileira de 1994. O artigo analisa o impacto do plano Real sobre o processo eleitoral.
Abstract
The author presents the results of the ‘Leader Project’, a research project to identify the ideal profile of the 1994 Brazilian presidential candidate. The article analyses the impact of the economic plan – Plano Real on the electoral process.
Keywords: candidate profile, economic plan, presidential election
Referências
BOUDON, R. Efeitos perversos e ordem social. Rio de Janeiro: Zahar, 1979.
CAVALLARI NUNES, M. Pesquisas quantitativas: o império dos números. In: FIGUEIREDO, R.; MALIN, M. A conquista do voto – como agem os especialistas nas campanhas eleitorais. São Paulo: Brasiliense, 1994.
DIMENSTEIN, G.; SOUZA, J. A história real – trama de uma sucessão. São Paulo: Ática/Folha de São Paulo, 1994.
FIGUEIREDO, M. As razões do voto. ANPOCS, 1990.
FIGUEIREDO, N. L. Jogando para ganhar – marketing político: verdade e mito. São Paulo: Geração, 1994.
FIGUEIREDO, N. L.; FIGUEIREDO JR., J. R. L. Como ganhar uma eleição. São Paulo: Cultura, 1990.
JORDÃO, F. P. O uso de pesquisas qualitativas em eleições. In: FIGUEIREDO, R.; MALIN, M. A conquista do voto – como agem os especialistas nas campanhas eleitorais. São Paulo: Brasiliense,
LAMOUNIER, B. (org). Ouvindo o Brasil – uma análise da opinião pública brasileira hoje. São Paulo:
Sumaré/IRS, 1992.
A Opinião Pública utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.