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Identificação ideológica e voto para presidente
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Palavras-chave

Comportamento eleitoral. Eleições presidenciais. Identificação ideológica. Brasil

Como Citar

CARREIRÃO, Yan de Souza. Identificação ideológica e voto para presidente. Opinião Pública, Campinas, SP, v. 8, n. 1, p. 54–79, 2015. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/op/article/view/8641092. Acesso em: 20 abr. 2024.

Resumo

O trabalho testa a hipótese de Singer (1998) de que a "identidade ideológica" dos eleitores é um fator central na decisão de voto para presidente. A partir da análise dos dados de quatro surveys realizados entre 1989 e 1997, constata que há realmente uma correlação, de intensidade média moderada, entre o posicionamento numa escala esquerda-direita e o voto para presidente, para o conjunto do eleitorado brasileiro. A conclusão é a de que a proposta de Singer de inclusão de um componente de ordem ideológica parece pertinente num modelo que pretenda compreender o comportamento político de parcela significativa do eleitorado brasileiro, especialmente os eleitores de maior escolaridade.

 

Abstract

In this study, Singer’s (1998) hypothesis that the ideological identity of the voters is a central factor in the voting decision for President is tested. The findings, based on the data analysis of four surveys carried out between 1989 and 1997, shows that there really is a mild-intensity correlation between the positioning on a left-to-right scale and the vote for President, in the case of Brazilian voters. The conclusion is that Singer’s proposal for the inclusion of a ideological component seems adequate within a model which aims to account for the political behavior of a large number of the Brazilian voters, especially the ones with high schooling.

Key words: Voting behavior, Brazilian Presidential elections, Ideological identity, Brazil

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Referências

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