Banner Portal
Sobre a comunicação nas grandes cidades
PDF

Palavras-chave

Espaço público. Estilo. Redes audiovisuais. Cidades

Como Citar

PICCINI, Mabel. Sobre a comunicação nas grandes cidades. Opinião Pública, Campinas, SP, v. 9, n. 2, p. 1–19, 2015. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/op/article/view/8641130. Acesso em: 12 abr. 2024.

Resumo

Este artigo examina as transformações culturais do final do século XX a partir de uma análise dos espaços urbanos e sua íntima relação com os dispositivos audiovisuais. Neste sentido, define o surgimento de novos cenários: mudanças nos estilos de vida, na percepção do tempo e do espaço e nos usos da cidade. Do mesmo modo, descreve a emergência de diferentes regimes de visibilidade e enunciação e a construção de lugares híbridos – sem filiação "territorial" – através das tecnologias e dos relatos fundados na primazia da imagem e da velocidade.

 

Abstract

This article examines the cultural changes at the end of the XXth century, focusing the urban spaces and its narrow relationship with audiovisual apparatus. In this sense, it stablishes the emergence of new sceneries: changes in life-style, in the perceptions of time and space, and in the uses of the city. In the same way, it describes the emergence of distinct courses of visibility and expression, and the building of hibrid places – without “territorial” affiliation – through technologies and reports based on the importance of the image and the velocity.

Key words: public space, style, audiovisual networks, cities.

PDF

Referências

BARTHES, Roland. Lo obvio e lo obtuso. Imágenes, gestos, voces. Espanha: Paidós Comunicación, 1986.

BOURDIEU, Pierre. La distinción. Criterios y bases sociales del gosto. Madri: Taurus, 1988.

CANCLINI, Nestor Garcia. Consumidores y ciudadanos. Conflictos multiculturales de la globalización. México: Grijalbo, 1995.

DEBRAY, Regis. Vida y muerte de la imagen. Historia de la mirada em Occidente. Espanha: Paidós, 1994.

JAMESON, Frederic. Posmodernismo y sociedad de consumo. In HAL FOSTER, HABERMAS, J. et al. (orgs.). La Posmodernidad. México: Kairós, 1988.

JOSEPH, Isaac. El transeúnte y el espacio urbano. Barcelona: Gedisa, 1988.

METZ, Christian. El significante imaginario. Barcelona: Anagrama, 1979.

MONS, Alain. La metáfora social – Imagen, territorio, comunicación. Buenos Aires: Nueva Visión, 1994.

ONG, Walter. Oralidad y escritura. Tecnologías de la palabra. México: Fondo de Cultura Económica, 1987.

REQUENA, Jesús González. El discurso televisivo. Espetáculo de la posmodernidad. Espanha: Cátedra, 1988.

ROMAN, Joel. La ville: chronique d’une mort annoncée?. Esprit, Paris, jun.1994.

VIRILIO, Paul. Estética de la desaparición. Barcelona: Anagrama, 1988.

VIRILIO, Paul. EL último vehículo. In ANCESCHI; BAUDRILLARD et al. (orgs.) Videoculturas de fin de siglo. Madri: Cátedra, 1990.

WARD, Peter. México: uma megaciudad. México: Consejo Nacional para la Cultura y Artes, Alianza Editorial, 1990.

A Opinião Pública utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

Downloads

Não há dados estatísticos.