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Mídia e vínculo eleitoral: a literatura internacional e o caso brasileiro
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Palavras-chave

Representação política. Meios de comunicação de massa. Eleições. Política brasileira

Como Citar

MIGUEL, Luis Felipe. Mídia e vínculo eleitoral: a literatura internacional e o caso brasileiro. Opinião Pública, Campinas, SP, v. 10, n. 1, p. 91–111, 2015. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/op/article/view/8641141. Acesso em: 19 abr. 2024.

Resumo

O caráter democrático das instituições representativas depende da qualidade do vínculo eleitoral, isto é, da capacidade que o processo eleitoral possui de vincular a ação dos representantes à vontade dos representados. Um elemento-chave no processo é a informação – sobre o comportamento anterior dos políticos, sobre sua plataforma, sobre a agenda pública. Uma vasta literatura discutiu a influência dos principais provedores de informação das sociedades contemporâneas (a mídia de massa) na relação entre representantes e representados. Mas as particularidades do campo político brasileiro colocam em perspectiva a literatura internacional.

 

Abstract

The democratic character of representative institutions depends on the ties that elections can create between representatives’ action and their constituents’ will. In that process, information is a key element– information about politicians’ former behavior, about their programmes, about public agenda. A wide literature had discussed the influence of the main providers of information in contemporary societies (the mass media) on the relations between representatives and constituents. But Brazilian political field has peculiarities that put international literature in perspective.

Keywords: political representation, mass media, elections, Brazilian politics.

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