Banner Portal
Medidas de nível socioeconômico em pesquisas sociais: uma aplicação aos dados de uma pesquisa educacional
PDF

Palavras-chave

Nível socioeconômico. Escalas e medidas. Metodologia. Pesquisa educacional

Como Citar

ALVES, Maria Teresa Gonzaga; SOARES, José Francisco. Medidas de nível socioeconômico em pesquisas sociais: uma aplicação aos dados de uma pesquisa educacional. Opinião Pública, Campinas, SP, v. 15, n. 1, p. 1–30, 2015. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/op/article/view/8641318. Acesso em: 27 abr. 2024.

Resumo

Em qualquer sociedade, diferenças entre os indivíduos são consistentemente observadas quanto ao lugar que ocupam na hierarquia social. Tais diferenças se associam profundamente às oportunidades educacionais, às trajetórias ocupacionais, ao acesso aos bens e serviços, ao prestígio social, ao comportamento político e social, etc. Neste artigo, assume-se que todas essas diferenças podem ser descritas adequadamente por um único construto denominado de nível socioeconômico (NSE). Este trabalho tem como objetivos principais: discutir formas de medir o NSE nas pesquisas sociais e produzir uma medida de NSE que expresse as variações entre famílias representadas nessas pesquisas, bem como interpretar a escala proposta. A consistência da proposta teórica é verificada com dados da Pesquisa Geração Escolar 2005 - Polo Belo Horizonte.

 

Abstrac:

In any society, individuals differ markedly in relation to their place in the social hierarchy. Those differences are deeply associated to each individual educational opportunities, occupational history, access to goods and services, social prestige and political and social options. In this paper, we assume that all those differences can be adequately described by a unique construct named SES – Socioeconomic Status. Given this, the main purposes of this paper is to discuss different forms of measuring the SES in applied social science research and to introduce a specific measure, with the appropriate interpretation, for this construct. The usefulness of the new measure is verified with the data from a longitudinal educational survey named GERES 2005 – acronym for School Generation 2005.

Keywords: socioeconomic status; scaling; social science methodology; educational research.

 

PDF

Referências

AGUIAR, N; D. FERNANDES e J. A. NEVES. Mobilidade Social Feminina. In: AGUIAR, N. (Ed.). Desigualdades Sociais, redes de sociabilidade e participação política. Belo Horizonte: Editora UFMG, p.165-180, 2007.

ALVES, M. T. G. e FRANCO, C. A pesquisa em eficácia escolar no Brasil: evidências sobre o efeito das escolas e fatores associados à eficácia escolar. In: BROOKE, N e SOARES, J. F. (Org.). Pesquisa em eficácia escolar: origem e trajetórias. Belo Horizonte: Editora UFMG, p. 482-500, 2008.

BLAU, P.M. e DUNCAN, O.D. The American Occupational Structure. New York: Wiley. 1967.

BOLLEN, K. A.; GLANVILLE, J. e STECKLOV, G. “Socioeconomic Status and Class in Studies of Fertility and Health in Developing Countries”. Annual Review of Sociology, v.27, p.153-185, 2001.

BUCHMANN, C. Measuring Family Background in International Studies of Education: Conceptual Issues and Methodological Challenges. In: PORTER, A. e GAMORAN, A. (Ed.). Methodological Advances in Cross-National Surveys of Educational Achievement. Washington, DC: National Academy Press, p.150-197, 2002.

CIRINO, P. T.; C. E. CHIN; R. A. SEVCIK; M. WOLF; M. LOVETT e R. D. MORRIS. Measuring Socioeconomic Status: Reliability and Preliminary Validity for Different Approaches. Assessment, v.9, n.2, June, p.145-155, 2002.

DUNCAN, O. D. A Socioeconomic Index for All Occupations. In: REISS, A.J. (ed). Occupations and Social Status. New York: Free Press. p. 109-138, 1963.

ENSMINGER, M. E.; FORREST, C. B.; RILEY, A. W.; KANG, M.; GREEN, B. F.; STARFIELD, B. e RYAN, S. A. “The Validity of Measures of Socioeconomic Status of Adolescents”. Journal of Adolescent Research, v.15, n.3, p.392-419, 2000.

ENTWISLE, D. R. e ASTONE, N. M. “Some Practical Guidelines for Mearuring Youth´s Race/Ehnicity and Socioeconomic Status”. Child Development, v.65, p.1521-1540, 1994.

ERIKSON, R. “Social class of men, women and families”. Sociology, n.18, p. 500-514, 1984.

ERIKSON, R. e GOLDTHORPE, J. “Individual ou Family? Results from Two Approaches to Class Assignment”. Acta Sociologica, v.35, p.95-105, 1992a.

ERIKSON, R. e GOLDTHORPE, J. “The CASMIN Project and the American Dream”. European Sociological Review, v. 8, n. 3, Special Edition on Social Stratification and Social Mobility, 283-305, 1992b.

FERRÃO-BARBOSA, M. E.; FERNANDES, C. A escola brasileira faz diferença? uma investigação dos efeitos da escola na proficiência em matemática dos alunos da 4a série. In: FRANCO, C. (Ed.). Promoção, ciclos e avaliação educacional. Porto Alegre: ArtMed, p.155-172, 2001.

GANZEBOOM, H. B. G.; De GRAAF, P. M. e TREIMAN, D. J. “A Standard International SocioEconomic Index of Occupational Status”. Social Science Research, v.21, p.1-56, 1992.

GANZEBOOM, H. B.; TREIMAN, D. J. “Internationally Comparable Measures of Occupational Status for the 1988 International Standard Classification of Occupations”. Social Science Research, n.25, p.201-239, 1996.

GOLDTHORPE, J. H. Social Mobility and Class Structure in Modern Britain. Oxford: Clarendon Press, 1987.

HAMBLETON, R. K. Principles and selected applications of Item Response Theory. In: LINN, R. L. (Ed.). Educational measurement. 3. ed. Washington, DC: American Council on Education and the National Council on Measurement in Education, p.147-200, 1993.

HAUSER, R. M.; WARREN, J. R. Socioeconomic Index of Occupational Status: A Review, Update, and Critique. In: RAFTERY, A. (ed.). Sociological Methodology, Cambridge: Blackwell. 1997, p. 177-298.

KRIEGER, N.; WILLIAMS, D. R. e MOSS, N. E. “Measuring Social Class in US Public Health Research: Concepts, Methodologies, and Guidelines”. Annual Review Public Health, n. 18, p. 341-378, 1997.

LYNCH, J. W. e KAPLAN, G. A. Socioeconomic Position. In: BERKMAN, L. F. e KAWACHI, I. (Eds.), Social Epidemiology, New York: Oxford, p. 13-35, 2000.

MAY, H. A. “Multilevel Bayesian Item Response Theory Method for Scaling Socioeconomic Status in International Studies of Education”. Journal of Educational and Behavioral Statistics, v.31, n.1, Spring, p.63-79, 2006.

MUELLER, C. W. e PARCEL, T. “Measures of Socioeconomic Status: Alternatives and Recommendations”. Child Development, v.52, p.13-30, 1981.

NAKAO, K. e J. TREAS. “Updating Occupational Prestige and Socioeconomic Scores: How the New Measures Measure Up”. Sociological Methodology, v.24, p.1-72. 1994.

OAKES, J. M. e ROSSI, P. H. “The Measurement of SES in Health Research: Current Practice and Steps toward a New Approach”. Social Science & Medicine, v. 56, p. 769-784, 2003.

OSBORN, A. F. “Assessing the socio-economic status of families”. Sociology, v.21, n.3, p.429- 448, 1987.

PASTORE, J. Desigualdade e mobilidade social no Brasil. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 1979.

PASTORE, J. e SILVA, N. V. Mobilidade Social no Brasil. São Paulo: Markron. 2000 SAMEJIMA, F. Estimation of latent ability using a response pattern of graded scores. Psychometrika, New York, v. 17, 1969. Monograph Supplement , n. 4, Part 2.

SANTOS, J. A. F. Estrutura de Posições de Classe no Brasil: Mapeando, Mudanças e Efeito na Renda. Belo Horizonte/Rio de Janeiro: Ed. UFMG/IUPERJ, 2002.

SANTOS, J. A. F. “Uma classificação socioeconômica para o Brasil”. Revista Brasileira de Ciências Sociais, v.20, n.58, p.27-45, 2005.

SCALON, M. C. “Mapeando Estratos: Critérios para Escolha de uma Classificação”. Dados - Revista de Ciências Sociais, v.41, n.2. 1998.

SIRIN, S. “Socioeconomic Status and academic Achievement: A Meta-Analytic Review of Research”. Review of Educational Research, v.75, n.3, Fall, p.417-453, 2005.

SOARES, J. F. O efeito da escola no desempenho cognitivo de seus alunos. In: Souza, A. M. (Ed.). Dimensões da avaliação educacional. Petrópolis: Editora Vozes, p.174-204, 2005.

SOARES, J. F. e ANDRADE, R. J. Nível socioeconômico, qualidade e equidade das escolas de Belo Horizonte. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, v.14, n.50, p.107-126. 2006.

SOARES, T. M. “Utilização da teoria da resposta ao item na produção de indicadores sócioeconômicos”. Pesquisa Operacional, Rio de Janeiro, v. 25, n. 1, 2005 .

TREIMAN, D. J. Occupational prestige in comparative perspective. New York: Academic Press, 1977.

VAN DER LINDEN, W. e HAMBLETON, R. K. (ed.). Handbook of Modern Item Response Theory. New York: Springer Verlag, 1996.

WHITE, K. R. “The Relation between Socioeconomic Status and Academic Achievement”. Psychological Bulletin, v.91, n.3, p.461-481, 1992.

WRIGHT, E. O. Classes. London. Verso, 1985.

A Opinião Pública utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

Downloads

Não há dados estatísticos.