Banner Portal
Disputas, ajustes e acomodações na produção da agenda eleitoral: a cobertura jornalística ao Programa Bolsa Família e as eleições de 2006
PDF

Palavras-chave

Jornalismo. Agenda eleitoral. Programa Bolsa Família. Debate público

Como Citar

BIROLI, Flávia; MANTOVANI, Denise. Disputas, ajustes e acomodações na produção da agenda eleitoral: a cobertura jornalística ao Programa Bolsa Família e as eleições de 2006. Opinião Pública, Campinas, SP, v. 16, n. 1, p. 90–116, 2015. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/op/article/view/8641345. Acesso em: 26 abr. 2024.

Resumo

Este artigo apresenta uma análise da cobertura jornalística ao Programa Bolsa Família durante as eleições presidenciais de 2006. A pesquisa abrange um total de 166 textos que mencionaram o Programa, publicados pelos jornais O Globo, O Estado de São Paulo, Folha de São Paulo e Valor Econômico entre os dias 1º de setembro e 31 de outubro de 2006. Discutimos a dinâmica de produção da agenda eleitoral, observando as disputas, ajustes e acomodações que constituem a cobertura. A análise conjunta das vozes e dos enquadramentos presentes no material permite observar aspectos relevantes das interações entre os campos da mídia e da política no contexto em que a cobertura foi realizada. As conclusões ressaltam a baixa pluralidade do noticiário, associada a representações das eleições de 2006 e da democracia brasileira que têm como aspectos centrais a estigmatização dos eleitores de baixa renda e dos beneficiários de programas sociais.

 

Abstract:

This article presents an analysis of the news about an important social program maintained by the federal government, Programa Bolsa Família, in the period of brazilian major elections of 2006. The study is based in 166 texts published in the newspapers O Globo, O Estado de São Paulo, Folha de São Paulo e Valor Econômico between September 1st and October 31st. We discuss the production of electoral agenda, observing disputes, adjustments and acommodations that constitute news coverage. The analysis of voices and framings in the texts leads to the observation of relevant aspects of the relations between media and politics at that moment. Conclusions underline the low plurality in press coverage, connected to representations of the elections of 2006 and Brazilian democracy that include stigmatization of low income voters and beneficiaries of social programs.

Keywords: journalism; electoral agenda; Programa Bolsa Família; public debate

PDF

Referências

ALDÉ, A; MENDES, G. e FIGUEIREDO, M. “A cobertura da mídia impressa aos candidatos nas eleições de 2006”. In: LIMA, V. A. (org.). A mídia nas eleições de 2006. São Paulo: Editora Perseu Abramo; p. 65-88, 2007.

AZEVEDO, F. A. In: RUBIM, A. (org). Comunicação e política: conceitos e abordagens. Salvador: EDUFBA, 2004.

BIROLI, F. Política da ausência: diagnósticos da incompetência da (e para a) democracia no debate político no Brasil, anos 1955-1960. In: MARSON, I. e NAXARA, M. (orgs). Sobre a humilhação: sentimentos, gestos, palavras. Uberlândia: EDUFU; p. 285-302, 2005.

BIROLI, F. “Gênero e política no noticiário das revistas semanais brasileiras”. Paper apresentado no GT Democracia, comunicação política e eleições do 32º Encontro da Anpocs. 2008.

BOURDIEU, P. O poder simbólico. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1989.

BOURDIEU, P.“Cultura e política”. In: A distinção: crítica social do julgamento. São Paulo: Edusp, Porto Alegre: Zouk; p. 371-433, 2007.

CHAMPAGNE, P. Faire l’opinion: Le nouveau jeu politique. Paris: Les editions de minuit, 1990.

GOFFMAN, E. Frame analysis: los marcos de la experiencia. Madri: Siglo XXI/Centro de Investigaciones Sociológicas, 2006.

HALLIN, D. C. The “uncensored war”: the media and Vietnam. Berkeley: University of California Press, 1986.

LIMA, V. A. Introdução geral. In: A mídia nas eleições de 2006. São Paulo: Editora Perseu Abramo; p. 15-28, 2007.

MACHADO, M. “A retórica da reeleição: mapeando os discursos dos Programas Eleitorais (HGPE) em 1998 e 2006”. Opinião Pública, Campinas, vol. 15, n. 1; p. 159-189, 2009.

MANTOVANI, D. O Programa Bolsa Família na agenda do debate eleitoral de 2006: um estudo de caso sobre a relação entre os campos político e jornalístico. Dissertação de Mestrado. Instituto de Ciência Política, Universidade de Brasília, 2009.

MÁXIMO, H. A influência da mídia na decisão política: uma outra interface de poder. Dissertação de mestrado. Instituto de Ciência Política, Universidade de Brasília, 2008.

McCOMBS, M. E. e SHAW, D. L. A função de agendamento dos media. In: TRAQUINA, N. O poder do jornalismo: análise e textos da teoria do agendamento. Lisboa: Ed. Minerva, 2000.

MIGUEL, L. F. “Os meios de comunicação e a prática política”. Lua Nova, nº 55-6. São Paulo, pp. 155-84, 2002.

MIGUEL, L. F. e COUTINHO, A. A. “A crise e suas fronteiras: oito meses de ‘mensalão’ nos editoriais dos jornais.” Opinião pública, vol. 13, n. 1; pp., 2007.

MIGUEL, L. F. e BIROLI, F. “A produção da imparcialidade”. Paper apresentado ao Grupo de Trabalho “Comunicação e Política” do XVIII Encontro da Compós, na PUCMG, Belo Horizonte, MG, 2009.

MIGUEL, L. F. e BIROLI, F. “Gênero e política no jornalismo brasileiro”. Revista Famecos, v. 36. Porto Alegre, p. 24-39, 2009.

PORTO, M. Enquadramentos da mídia e política. In: RUBIM, A. (org). Comunicação e política: conceitos e abordagens. Salvador: EDUFBA; pp. 73-104, 2004.

WOLF, M. Teorias da comunicação de massa. 2.ed. São Paulo: Martins Fontes, 2005.

A Opinião Pública utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

Downloads

Não há dados estatísticos.