Ação afirmativa e desejabilidade social

Autores

Palavras-chave:

Opinião pública, Ação afirmativa, Efeito de desejabilidade social, Atitudes políticas

Resumo

As políticas de ação afirmativa implementadas nas universidades públicas no Brasil abrangem três principais grupos: alunos de escolas públicas, alunos de baixa renda e alunos negros e indígenas. Opiniões sobre essa modalidade de política de ação afirmativa mais ampla, especialmente se mensuradas por perguntas diretas, podem ser enviesadas por um efeito de desejabilidade social. Este artigo procura entender se atitudes sobre diferentes tipos de políticas de ação afirmativa são propensas a um efeito de desejabilidade social e quais são os determinantes desse efeito. Para mensurar esse efeito e seus determinantes, um experimento de lista foi aplicado a 12.490 estudantes universitários em 2013. Os resultados revelam que as opiniões sobre os três tipos de políticas de ação afirmativa são propensas a um efeito de desejabilidade social. Ademais, encontramos evidências de que tanto dois determinantes individuais (interesse próprio e preconceito em relação ao grupoalvo) como um determinante contextual (áreas de conhecimento do curso universitário) explicam o efeito de desejabilidade social.

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Biografia do Autor

Fernanda Rivera Burle, Universidade de Brasília

Mestrado em Ciência Política pela Universidade de Brasília.

Mathieu Turgeon, Universidade de Western Ontario

Doutorado em Ciencia Politica pela University of Texas at Austin. Pós-Doutorado pela Université de Montreal. Professor Associado no Department of Political Science na Western University.

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Publicado

2020-06-24

Como Citar

BURLE, F. R. .; TURGEON, M. . Ação afirmativa e desejabilidade social. Opinião Pública, Campinas, SP, v. 26, n. 2, p. 283–322, 2020. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/op/article/view/8661072. Acesso em: 5 dez. 2021.

Edição

Seção

Artigos