Banner Portal
Ação afirmativa e desejabilidade social
PDF

Palavras-chave

Opinião pública
Ação afirmativa
Efeito de desejabilidade social
Atitudes políticas

Como Citar

BURLE, Fernanda Rivera; TURGEON, Mathieu. Ação afirmativa e desejabilidade social. Opinião Pública, Campinas, SP, v. 26, n. 2, p. 283–322, 2020. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/op/article/view/8661072. Acesso em: 19 abr. 2024.

Resumo

As políticas de ação afirmativa implementadas nas universidades públicas no Brasil abrangem três principais grupos: alunos de escolas públicas, alunos de baixa renda e alunos negros e indígenas. Opiniões sobre essa modalidade de política de ação afirmativa mais ampla, especialmente se mensuradas por perguntas diretas, podem ser enviesadas por um efeito de desejabilidade social. Este artigo procura entender se atitudes sobre diferentes tipos de políticas de ação afirmativa são propensas a um efeito de desejabilidade social e quais são os determinantes desse efeito. Para mensurar esse efeito e seus determinantes, um experimento de lista foi aplicado a 12.490 estudantes universitários em 2013. Os resultados revelam que as opiniões sobre os três tipos de políticas de ação afirmativa são propensas a um efeito de desejabilidade social. Ademais, encontramos evidências de que tanto dois determinantes individuais (interesse próprio e preconceito em relação ao grupoalvo) como um determinante contextual (áreas de conhecimento do curso universitário) explicam o efeito de desejabilidade social.

PDF

Referências

BAILEY, S. R. “Group dominance and the myth of racial democracy: antiracism attitudes in Brazil”. American Sociological Review, vol. 69, nº 5, p. 728-747, 2004.

BAILEY, S. R.; FIALHO, F. M.; PENNER, A. M. “Interrogating race: color, racial categories, and class across the Americas”. American Behavioral Scientist, vol. 60, nº 4, p. 538-555, 2016.

BERINSKY, A. J. “Political context and the survey response: the dynamics of racial policy opinion”. Journal of Politics, vol. 64, nº 2, p. 567-584, 2002.

BLAIR, G.; IMAI, K. “Statistical analysis of list experiments”. Political Analysis, vol. 20, nº 1, p. 47-77, 2012.

BLAIR, G.; IMAI, K.; LYALL, J. “Comparing and combining list and endorsement experiments: evidence from Afghanistan”. American Journal of Political Science, vol. 58, nº 4, 1.043-1.063, 2014.

BOBO, L. “Race, interests, and beliefs about affirmative action: unanswered questions and new directions”. American Behavioral Scientist, vol. 41, nº 7, p. 985-1.003, 1998.

BRASIL. Lei nº 12.711/2012. Dispõe sobre o ingresso nas universidades federais e nas instituições federais de ensino técnico de nível médio e dá outras providências. 2012. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2012/lei/l12711.htm. Acesso em: 31 jun. 2020.

BROWN-IANNUZZI, J. L.; NAJLE, M. B.; GERVAIS, W. M. “The illusion of political tolerance: social desirability and self-reported voting preferences”. Social Psychological and Personality Science, p. 1- 10, 2017.

CRANDALL, C. S.; ESHLEMAN, A.; O’BRIEN, L. “Social norms and the expression and suppression of prejudice: the struggle for internalization”. Journal of Personality and Social Psychology, vol. 82, nº 3, p. 359, 2002.

DALTON, D.; ORTEGREN, M. “Gender differences in ethics research: the importance of controlling for the social desirability response bias”. Journal of Business Ethics, vol. 103, nº 1, p. 73-93, 2011.

DOMINGUES, P. “Ações afirmativas para negros no Brasil: o início de uma reparação histórica”. Revista Brasileira de Educação, vol. 29, 2005.

DRUCKMAN, J. N.; KAM, C. D. “Students as experimental participants”. Cambridge Handbook of Experimental Political Science, vol. 1, p. 41-57, 2011.

EAGLY, A. H.; DIEKMAN, A. B. What is the problem? Prejudice as an attitude-in-context. DOVIDIO, J. F.; GLICK, P.; RUDMAN, L. A. (Ed.). On the nature of prejudice: fifty years after Allport. Malden, MA: Blackwell Pub, p. 19-35, 2005.

EDWARDS, A. L. The social desirability variable in personality assessment and research. Fort Worth: Dryden Press, 1957. FERES JÚNIOR, J. “Ação afirmativa: política pública e opinião”. Sinais Sociais, vol. 3, nº 8, p. 38-77, 2008.

FISCHER, M., et al. “Support for free-market policies and reforms: does the field of study influence students’ political attitudes?”. European Journal of Political Economy, vol. 48, p. 180-197, 2017.

GILENS, M.; SNIDERMAN, P. M.; KUKLINSKI, J. H. “Affirmative action and the politics of realignment”. British Journal of Political Science, vol. 28, nº 1, p. 159-183, 1998.

GLYNN, A. N. “What can we learn with statistical truth serum? Design and analysis of the list experiment”. Public Opinion Quarterly, vol. 77, p. 159-172, 2013.

GONZALEZ-OCANTOS, E., et al. “Vote buying and social desirability bias: experimental evidence from Nicaragua”. American Journal of Political Science, vol. 56, nº 1, p. 202-217, 2012.

HASTIE, B. “Higher education and sociopolitical orientation: the role of social influence in the liberalisation of students”. European Journal of Psychology of Education, vol. 22, nº 3, p. 259-274, 2007.

HEERWIG, J. A.; MCCABE, B. J. “Education and social desirability bias: the case of a black presidential candidate”. Social Science Quarterly, vol. 90, nº 3, p. 674-686, 2009.

HODSON, G.; RUSH, J.; MACINNIS, C. C. “A joke is just a joke (except when it isn’t): cavalier humor beliefs facilitate the expression of group dominance motives”. Journal of Personality and Social Psychology, vol. 99, nº 4, p. 660, 2010.

HUDDY, L.; FELDMAN, S. “On assessing the political effects of racial prejudice”. Annual Review of Political Science, vol. 12, p. 423-447, 2009.

JACCOUD, L. “O combate ao racismo e à desigualdade: o desafio das políticas públicas de promoção da igualdade racial”. As políticas públicas e a desigualdade racial no Brasil, vol. 120, p. 131-166, 2008a.

_______. “Racismo e República: o debate sobre o branqueamento e a discriminação racial no Brasil”. As políticas públicas e a desigualdade racial no Brasil, vol. 120, p. 45-64, 2008b.

JACOBSON, C. K. “Resistance to affirmative action: self-interest or racism?”. Journal of Conflict Resolution, vol. 29, nº 2, p. 306-329, 1985.

JANUS, A. L. “The influence of social desirability pressures on expressed immigration attitudes”. Social Science Quarterly, vol. 91, nº 4, p. 928-946, 2010.

KARP, J. A.; BROCKINGTON, D. “Social desirability and response validity: a comparative analysis of overreporting voter turnout in five countries”. Journal of Politics, vol. 67, nº 3, p. 825-840, 2005.

KIM, A. “The curious case of self-interest: inconsistent effects and ambivalence toward a widely accepted construct”. Journal for the Theory of Social Behaviour, vol. 44, nº 1, 99-122, 2014.

KNOLL, B. R. “Assessing the effect of social desirability on nativism attitude responses”. Social Science Research, vol. 42, nº 6, p. 1.587-1.598, 2013.

KRUMPAL, I. “Determinants of social desirability bias in sensitive surveys: a literature review”. Quality & Quantity, vol. 47, nº 4, p. 2.025-2.047, 2013.

KUKLINSKI, J. H.; COBB, M. D.; GILENS, M. “Racial attitudes and the ‘New South’”. The Journal of Politics, vol. 59, nº 2, p. 323-349, 1997.

KUKLINSKI, J. H., et al. “Racial prejudice and attitudes toward affirmative action”. American Journal of Political Science, p. 402-419, 1997.

LAX, J. R.; PHILLIPS, J. H.; STOLLWERK, A. F. “Are survey respondents lying about their support for same-sex marriage? Lessons from a list experiment”. Public Opinion Quarterly, vol. 80, nº 2, p. 510- 533, 2016.

MANGUM, M. “Testing competing explanations of black opinions on affirmative action”. Policy Studies Journal, vol. 36, nº 3, p. 347-366, 2008.

PEFFLEY, M.; HURWITZ, J.; SNIDERMAN, P. M. “Racial stereotypes and whites’ political views of blacks in the context of welfare and crime”. American Journal of Political Science, p. 30-60, 1997.

PHILLIPS, D. L.; CLANCY, K. J. “Some effects of ‘social desirability’ in survey studies”. American Journal of Sociology, vol. 77, nº 5, p. 921-940, 1972.

REDLAWSK, D. P.; TOLBERT, C. J.; FRANKO, W. “Voters, emotions, and race in 2008: Obama as the first black president”. Political Research Quarterly, vol. 63, nº 4, p. 875-889, 2010.

RIO DE JANEIRO. Lei nº 4151/2003. Institui nova disciplina sobre o sistema de cotas para ingresso nas universidades públicas estaduais e dá outras providências. Rio de Janeiro, 4 set. 2003.

SEARS, D. O.; FUNK, C. L. “The limited effect of economic self-interest on the political attitudes of the mass public”. Journal of Behavioral Economics, vol. 19, nº 3, p. 247-271, 1990.

SEARS, D. O., et al. “Self-interest vs. symbolic politics in policy attitudes and presidential voting”. American Political Science Review, vol. 74, nº 3, p. 670-684, 1980.

SMITH, A. “Who supports affirmative action in Brazil?”. Americas Barometer Insights, vol. 49, p. 1-8, 2010. STREB, M. J., et al. “Social desirability effects and support for a female American president”. Public Opinion Quarterly, vol. 72, nº 1, p. 76-89, 2007.

TELLES, E. E. O significado da raça na sociedade brasileira. Trad. A. A. Callado. Versão divulgada na internet. Princeton: Princeton University Press, 2012.

TELLES, E.; BAILEY, S. “Políticas contra o racismo e opinião pública: comparações entre Brasil e Estados Unidos”. Opinião Pública, vol. 8, nº 1, p. 30-39, 2002.

TURGEON, M. "Medindo atitudes sobre assuntos socialmente sensíveis: o caso das cotas nas universidades brasileiras" (banco de dados e codebook), 2013.

TURGEON, M.; CHAVES, B. S.; WIVES, W. W. “Políticas de ação afirmativa e o experimento de listas: o caso das cotas raciais na universidade brasileira”. Opinião Pública, vol. 20, nº 3, p. 363-376, 2014.

UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA. Análise do sistema de cotas para negros na Universidade de Brasília. Decanato de ensino de graduação, Universidade de Brasília, Brasília, 2013.

VIDIGAL, R. L. B. P. “Medindo assuntos socialmente sensíveis: o uso do experimento de lista e políticas de ação afirmativa”. Revista Eletrônica de Ciência Política, vol. 6, nº 1, 2015.

_______. “Affirmative action attitudes of whites: evidence from a list experiment survey in Brazil”. Brazilian Political Science Review, vol. 12, nº 2, 2018.

A Opinião Pública utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

Downloads

Não há dados estatísticos.