Banner Portal
Efeitos do tratamento jornalístico ideologicamente tendencioso no processamento cognitivo da informação política. Uma abordagem experimental
PDF (Español (España))

Palavras-chave

Informação política
Seletividade midiática
Ideologia política
Consumo
Argentina

Como Citar

PAZ GARCÍA, Ana Pamela; BRUSSINO, Silvina; ALONSO, Daniela. Efeitos do tratamento jornalístico ideologicamente tendencioso no processamento cognitivo da informação política. Uma abordagem experimental . Opinião Pública, Campinas, SP, v. 26, n. 2, p. 351–376, 2020. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/op/article/view/8661077. Acesso em: 20 abr. 2024.

Resumo

Reconhecendo as condições de polarização do mercado atual de mídia, são abordadas características salientes do processamento cognitivo da informação política textual de importância conjuntural (notícias reais da imprensa de fontes ideológicas contrastantes). Aplicando um desenho experimental intersujeito de grupos aleatórios (com uma variável independente que assume quatro níveis) sem um grupo de controle, são analisados os efeitos do tratamento jornalístico ideologicamente tendencioso sobre o processamento de informação do público local. O papel modulador das variáveis ‘necessidade de cognição’ e ‘autoposicionamento ideológico’ também é valorizado. Entre os principais resultados, confirma-se um padrão pró-atitudinal e mais tempo de exposição a fontes não familiares, juntamente com uma conexão entre percepção de viés, avaliação do tema e opinião sobre a fonte variável em função do autoposicionamento, entre outros fatores que mostram uma lógica seletiva de consumo autorreferencial e defensivo.

PDF (Español (España))

Referências

ARCENEAUX, K.; JOHNSON, M.; CHAD, M. “Polarized political communication, oppositional media hostility, and selective exposure”. The Journal of Politics, vol. 74, nº 1, p. 174-186, 2012.

BACHL, M. “Selective exposure and hostile media perceptions during election campaigns”. International Journal of Public Opinion Research, vol. 1, nº 12, maio 2016.

BALÁN, M. “Polarización y medios a 30 años de democracia”. Revista Saap, vol. 7, nº 2, p. 473-481, nov. 2013.

BALLUERKA, N.; VERGARA, A. Diseños de investigación experimental en psicología. Madrid: Prentice Hall, 2002.

BARNIDGE, M., et al. “Politically motivated selective exposure and perceived Media Bias”. Communication Research, vol. 47, nº 1, p. 82-103, 2020. Disponible en: https://doi/10.1177/0093650217713066. Acceso en: jun. 2020.

BARÓN LÓPEZ, F. J.; TÉLLEZ MONTIEL, F. “Apuntes de bioestadística”. Cátedra de Bioestadística, Tercer Ciclo en Ciencias de la Salud y Medicina, Departamento de Matemática Aplicada, Universidad de Málaga, 2004. Disponible en: https://www.bioestadistica.uma.es/baron/apuntes/ficheros/cap01.pdf. Acceso en: 16 dic. 2019.

BIROLI, F.; MIGUEL, L. F. “Orgulho e preconceito: a ‘objetividade’ como mediadora entre o jornalismo e seu público”. Opinião Pública, Campinas, vol. 18, nº 1, p. 22-43, jun. 2012.

BRUSSINO, S., et al. “Ideología política y prácticas mediatizadas de consumo informativo”. Revista Debates, vol. 5, nº 2, p. 13-40, jul.-dic. 2011.

DI PAOLO, B. I. “Clarín y Página/12 en el debate sobre la Ley de Servicios de Comunicación Audiovisual”. La Trama de la Comunicación, vol. 21, nº 2, p. 29-49, jul.-dic. 2017.

DRUCKMAN, J.; PETERSON, E.; SLOTHUUS, R. “How elite partisan polarization affects public opinion formation”. American Political Science Review, vol. 107, nº 1, p. 57-79, jan. 2013.

DRUCKMAN, J., et al. “The growth and development of experimental research in political science”. American Political Science Review, vol. 4, p. 627-635, nov. 2006.

FALCES, C., et al. “Validación de la escala de necesidad de cognición y su aplicación al estudio del cambio de actitudes”. Psicothema, vol. 13, nº 4, p. 622-628, 2001.

FARA, C. “Comunicación política en América Latina: tendencias, factores y problemas prácticos”, Diálogo Político, vol. XXII, nº 1, p. 79-99, 2005.

FELDMAN, L. “The tension between receiver bias and journalist bias in opinionated news: a study of information processing”. Trabajo presentado en NCA 94th Annual Convention, TBA, San Diego, p. 1- 47, oct.-nov. 2008.

________. “Partisan differences in opinionated news perceptions: a test of the hostile media effect”. Political Behavior, vol. 33, nº 3, p. 407-432, sep. 2011.

FLAX, R. “Cristina Kirchner y los medios gráficos: el rol de los jóvenes militantes”. Lengua y Habla, vol. 17, p. 67-87, 2013.

GERBER, A.; KARLAN, D.; BERGAN, D. “Does the media matter? A field experiment measuring the effect of newspapers on voting behaviour and political opinions”. Journal of Applied Economics, vol. 1, nº 2, p. 35-52, 2009.

GOMES, W. “Por que a mídia é tão parcial e adversária da minha posição? A hipótese da hostile media perception”. Revista Compolítica, vol. 6, nº 1, p. 7-26, 2016.

GUNTHER, A. C. Hostile media effect. In: RÖSSLER, P.; HOFFNER, C. A.; VAN ZOONEN, L. (Ed.). The International Encyclopedia of Media Effects. New Jersey: John Wiley & Sons Inc., 2017.

GUNTHER, A. C.; CHIA, S. C. “Predicting pluralistic ignorance: the Hostile Media Perception and its consequences”. Journalism & Mass Communication Quarterly, vol. 78, nº 4, p. 688-701, 2001.

INGRASSIA, P. “8N y 18F en Clarín y Página 12. Estudio sobre la construcción informativa de dos marchas de alcance nacional”. Question – Revista Especializada en Periodismo y Comunicación, vol. 1, nº 51, jul.-sep. 2016.

IYENGAR, S.; HAHN, K. S. “Red media, blue media: evidence of ideological selectivity in media use”. Journal of Communication, vol. 59, p. 19-39, 2009.

JORGE, J. E.; MIRÓ, E. M. “Medios de comunicación, democracia y cultura política”. Question – Revista Especializada en Periodismo y Comunicación, vol. 1, nº 30, abr.-jun. 2011.

KNOBLOCH, S.; DILLMAN CARPENTIER, F.; ZILLMANN, D. “Effects of salience dimensions of informational utility on selective exposure to online news”. Journalism & Mass Communication Quarterly, vol. 80, nº 1, p. 91-108, 2003.

KNOBLOCH, S., et al. “Imagery effects on the selective reading of internet newsmagazines”. Communication Research, vol. 30, nº 1, p. 3-29, 2003.

KNOBLOCH-WESTERWICK, S.; MENG, J. “Looking the other way. Selective exposure to attitude-consistent and counterattitudinal political information”. Communication Research, vol. 36, nº 3, p. 426-448, 2009.

LIEPINS, K.; PORATH, W.; PUENTE, S. “Cómo mejorar la comprensión de las noticias televisivas”. Comunicación y Sociedad, vol. XXII, nº 2, p. 49-76, jan. 2010.

LÓPEZ SÁEZ, M.; MARTÍNEZ RUBIO, J. “¿Influyeron los procesos de comunicación sobre los sucesos del 11-M en las votaciones del 14-M? La percepción de los jóvenes en función de su ideología política”. Revista de Psicología Social, vol. 20, nº 3, p. 351-367, 2005.

MATTHES, J. “The affective underpinnings of Hostile Media Perceptions: exploring the distinct effects of affective and cognitive involvement”. Communication Research, p. 1-28, sep. 2011.

MCDERMOTT, R. “Experimental methods in political science”. Annual Review of Political Science, vol. 5, p. 31-61, jun. 2002.

MEROLLA, J.; STEPHENSON, L.; ZECHMEISTER, E. “La aplicación de los métodos experimentales en el estudio de los atajos informativos en México”. Política y Gobierno, vol. XIV, nº 1, p. 117-142, 2007.

MORTON, R.; WILLIAMS, K. Experimentation in political science. In: BOX-STEFFENSMEIER, J.; COLLIER, D.; BRADY, H. (Ed.). The Oxford Handbook of Political Methodology. Oxford: Oxford University Press, 2006.

PAZ GARCÍA, A. P.; BRUSSINO, S. “Perfiles ideológicos de consumo mediático de información política en Córdoba-Argentina”. Anagramas, vol. 13, nº 24, p. 95-118, 2014.

_______. “Consumo juvenil de información política. Análisis estructural y reticular de las preferencias mediáticas de universitarios cordobeses (Argentina, 2012)”. Redes – Revista Hispana para el Análisis de Redes Sociales, vol. 26, nº 2, p. 171-205, 2015.

PAZ GARCÍA, P.; SGRÓ RUATA, C.; GUZMÁN, V. “Sujetos y contextos de la comunicación mediática en América Latina. Algunas consideraciones sobre su democratización”. Espacio Abierto – Cuaderno Venezolano de Sociología, vol. 22, nº 3, p. 393-412, jul. 2013.

PETTY, R.; CACIOPPO, J. “The elaboration likelihood model of persuasion”. Advances in Experimental Social Psychology, vol. 19, p. 123-205, 1986.

SCHIEFELE, U. The influence of topic interest, prior knowledge, and cognitive capabilities on text comprehension. In: PIETER, J. M.; BREUER, K.; SIMONS, P. R. J. (Ed.). Learning environments. Berlin: Springer, 1990.

SCHIEFELE, U.; KRAPP, A. “Topic interest and free recall of expository text”. Learning and Individual Differences, vol. 8, nº 2, p. 141-160, 1996.

SHAH, D. V., et al. “Revisiting the Communication Mediation Model for a new political communication ecology”. Human Communication Research, p. 1-14, jul. 2017.

TURGEON, M.; RENNÓ, L. “Informação política e atitudes sobre gastos governamentais e impostos no Brasil: evidências a partir de um experimento de opinião pública”. Opinião Pública, Campinas, vol. 16, nº 1, p. 143-159, jun. 2010.

VAGGIONE, J.; BRUSSINO, S. “El apartidismo y el apolitismo. Un análisis a partir de la sensación de falta de poder”. Anuarios CIJS, p. 307-320, 1997.

VALKENBURG, P. M.; PETER, J.; WALTHER, J. B. “Media effects: theory and research”. Annual Review of Psychology, vol. 67, p. 315-338, jan. 2016.

VALLONE, R. P.; ROSS, L.; LEPPER, M. R. “The hostile media phenomenon: biased perception and perceptions of media bias in coverage of the Beirut massacre”. Journal of Personality and Social Psychology, vol. 43, nº 3, p. 577-585, 1985.

A Opinião Pública utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

Downloads

Não há dados estatísticos.