O bolso ou a ideologia? Determinantes da opinião dos brasileiros sobre globalização e livre comércio

Autores

Palavras-chave:

Opinião pública, Comportamento político, Globalização, Comércio internacional, Economia política internacional

Resumo

O artigo discute os determinantes das opiniões dos brasileiros sobre a integração da economia brasileira aos mercados globais, analisando dados de survey nacional, realizado no âmbito do projeto “O Brasil, as Américas e o mundo”. Mostramos que os brasileiros, em boa medida, são favoráveis à abertura internacional de nossa economia e que suas atitudes são guiadas tanto por motivações econômicas como por ideias e valores políticos. A baixa exposição da economia brasileira à concorrência externa parece contribuir para a existência de opiniões favoráveis a maior acesso a bens importados. A posição ideológica, por sua vez, age como um filtro dessas percepções indenpendentemente das condições econômicas dos indivíduos. Assim, evidências indicam que a posição do indivíduo como consumidor, sua ideologia política e suas visões nacionalistas influem em suas opiniões sobre globalização e livre comércio. Os resultados confirmam estudos anteriores sobre o mesmo tema feitos em países em desenvolvimento.

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Biografia do Autor

Flávio Pinheiro, Universidade Federal do ABC

Doutorado em Relações Internacionais & Ciência Política pela Universidade de São Paulo. Professor assistente em Políticas Públicas pela Universidade Federal do ABC.

Ivan Filipe Fernandes, Univerdidade Federal do ABC

Doutorado em Ciência Política pela Universidade de São Paulo. Professor pela Univerdidade Federal do ABC.

Maria Herminia Tavares de Almeida, Centro Brasileiro de Análise e Planejamento

Doutora em Ciência Política pela Universidade de São Paulo. Pesquisadora do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (Cebrap).

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Publicado

2021-09-08

Como Citar

PINHEIRO, F.; FERNANDES, I. F. .; ALMEIDA, M. H. T. de . O bolso ou a ideologia? Determinantes da opinião dos brasileiros sobre globalização e livre comércio. Opinião Pública, Campinas, SP, v. 27, n. 2, p. 509–548, 2021. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/op/article/view/8666898. Acesso em: 24 out. 2021.

Edição

Seção

Artigos