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Memes políticos como recurso persuasivo online. Análise do seu impacto durante os debates eleitorais de 2019 na Espanha
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Palavras-chave

Memes
Redes sociais
Campanhas eleitorais
Twitter
Humor
Espanha

Como Citar

ZAMORA MEDINA, Rocio; GÓMEZ GARCÍA, Salvador; MARTÍNEZ MARTÍNEZ, Helena. Memes políticos como recurso persuasivo online. Análise do seu impacto durante os debates eleitorais de 2019 na Espanha. Opinião Pública, Campinas, SP, v. 27, n. 2, p. 681–704, 2021. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/op/article/view/8666930. Acesso em: 15 out. 2024.

Resumo

No contexto da politainment online, o uso de memes políticos como uma fórmula humorística e criativa para configurar a imagem política tornou-se uma prática cada vez mais comum em campanhas eleitorais. Especialmente por ocasião dos debates eleitorais, a disseminação de memes políticos nas redes sociais conquistou o interesse dos acadêmicos. Este trabalho leva em consideração as taxonomias estabelecidas sobre os tipos de memes políticos e analisa sua capacidade de persuasão. Especificamente, a pesquisa inclui uma análise quantitativa dos principais memes espalhados no Twitter durante os dois debates eleitorais que ocorreram na campanha eleitoral de 2019 na Espanha: 4N e 7N. O estudo baseia-se na perspectiva do enquadramento integrado (textual-visual) e no estudo do poder persuasivo dos memes com base na importância de cada um dos elementos da retórica (pathos, ethos e logos), com o objetivo de analisar, também, as consequências de sua viralidade e repercussão no público social.

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