Memes políticos como recurso persuasivo online. Análise do seu impacto durante os debates eleitorais de 2019 na Espanha

Autores

Palavras-chave:

Memes, Redes sociais, Campanhas eleitorais, Twitter, Humor, Espanha

Resumo

No contexto da politainment online, o uso de memes políticos como uma fórmula humorística e criativa para configurar a imagem política tornou-se uma prática cada vez mais comum em campanhas eleitorais. Especialmente por ocasião dos debates eleitorais, a disseminação de memes políticos nas redes sociais conquistou o interesse dos acadêmicos. Este trabalho leva em consideração as taxonomias estabelecidas sobre os tipos de memes políticos e analisa sua capacidade de persuasão. Especificamente, a pesquisa inclui uma análise quantitativa dos principais memes espalhados no Twitter durante os dois debates eleitorais que ocorreram na campanha eleitoral de 2019 na Espanha: 4N e 7N. O estudo baseia-se na perspectiva do enquadramento integrado (textual-visual) e no estudo do poder persuasivo dos memes com base na importância de cada um dos elementos da retórica (pathos, ethos e logos), com o objetivo de analisar, também, as consequências de sua viralidade e repercussão no público social.

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Biografia do Autor

Rocio Zamora Medina, Universidade de Murcia

Professora pela Universidade de Murcia.

Salvador Gómez García, Universidade de Valladolid

Pofessor Associado pela Universidade de Valladolid.

Helena Martínez Martínez, Universidade de Murcia

Professora pela Universidade de Murcia.

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Publicado

2021-09-08

Como Citar

ZAMORA MEDINA, R.; GÓMEZ GARCÍA, S. .; MARTÍNEZ MARTÍNEZ, H. Memes políticos como recurso persuasivo online. Análise do seu impacto durante os debates eleitorais de 2019 na Espanha. Opinião Pública, Campinas, SP, v. 27, n. 2, p. 681–704, 2021. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/op/article/view/8666930. Acesso em: 24 out. 2021.

Edição

Seção

Artigos