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Viés noticioso e exposição seletiva nos telejornais brasileiros durante a pandemia de COVID-19
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Palavras-chave

Exposição seletiva
Partidarismo
Religião
COVID-19
Telejornais

Como Citar

MUNDIM, Pedro Santos; GRAMACHO, Wladimir; TURGEON, Mathieu; STABILE, Max. Viés noticioso e exposição seletiva nos telejornais brasileiros durante a pandemia de COVID-19. Opinião Pública, Campinas, SP, v. 28, n. 3, p. 615–634, 2023. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/op/article/view/8671924. Acesso em: 18 abr. 2024.

Resumo

Este artigo investiga a ocorrência da exposição seletiva no Brasil, tendo em vista a frequência com que os brasileiros disseram buscar informações sobre a pandemia de COVID-19 no Jornal Nacional e no Jornal da Record. Utiliza dados de uma análise de conteúdo da cobertura desses veículos acerca do assunto em 2020 e os dados de uma pesquisa de opinião pública nacional. As análises realizadas mostram que o partidarismo e a religião foram importantes preditores do consumo de notícias desses veículos. Evangélicos e adeptos do “partido do Bolsonaro” eram telespectadores mais assíduos do Jornal da Record; católicos, partidários de outras legendas e apartidários consumiam mais o Jornal Nacional. Esses resultados indicam que os brasileiros consomem notícias em consonância com suas convicções políticas e que alguns grupos podem estar recebendo menos informação sobre a COVID-19.

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