Banner Portal
A utilização de métodos qualitativos na ciência política e no marketing político
PDF

Palavras-chave

Métodos qualitativos. Marketing político. Grupos focais. Campanha presidencial de 1998

Como Citar

VEIGA, Luciana; GONDIM, Sônia Maria Guedes. A utilização de métodos qualitativos na ciência política e no marketing político. Opinião Pública, Campinas, SP, v. 7, n. 1, p. 1–15, 2015. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/op/article/view/8641071. Acesso em: 16 abr. 2024.

Resumo

O artigo discorre sobre a utilização da abordagem qualitativa na Ciência Política e no Marketing Político. As discussões apresentadas derivam-se, principalmente, da experiência acadêmica com a pesquisa Ideologia Política, Propaganda Eleitoral e Voto: o efeito persuasivo do Horário Eleitoral na Campanha da Presidência da República, em que foram empregadas as técnicas de entrevista em profundidade e grupos focais

 

Abstract

This paper discusses the use of qualitative research technie to the study Political Science and to the Political Marketing. The issues discussed here drawn from the research on Political Ideology, Electoral Propaganda and Votes: the effect of “horário electoral” on the presidency campaign, in which were used depth interviews and focus group technies.

Key words: qualitative methods, political marketing, focus groups, 1998 presidency campaign

PDF

Referências

BARBOZA FILHO, Rubem. & MAGALHÃES, Raul Francisco. (1997) As eleições municipais de 1996: a tese da municipalização e a força nacional dos partidos. Comunicação e Política. Vol. IV (1): 38-49, (janeiro-abril).

BARDIN, Lawrence. (1977) Análise de conteúdo. Tradução de Luis Antero Reto e Augusto Pinheiro, Lisboa, Edições 70.

BION, W. (1961) Experiences in group. Londres, Tavistock Institute.

BOBBIO, Norberto; MATTEUCCI, N. & PASQUINO, G. (1986) Dicionário de política. Tradução: Carmen C. Varrialle, Gaetano Lo Mônaco, João Ferreira, Luís Guerreiro Pinto Cacais e Renzo Dini, Brasília, Editora da Universidade de Brasília.

BOGARDUS, E. S. (1926) The group interview, Journal of Applied Sociology, 10: 372-382.

CARLINI-COTRIM, Beatriz. (1996) Potencialidades da técnica qualitativa grupo focal em investigações sobre abuso de substâncias, Revista Saúde Pública, 30 (3): 285-93.

EDMUNDS, Hollly. (1999) The focus group: Research handbook. Chicago, NTC Business Book/Amercian Marketing Association.

FIGUEIREDO, Rubens. (2000) O marketing político: entre a ciência e a razão. In: FIGUEIREDO, Rubens (org.) Marketing político e persuasão eleitoral. São Paulo, Fundação Konrad Adenauer, p.11- 41.

GUESS, Raymond. (1988) Teorica crítica: Habermas e a escola de Frankfurt. Tradução: Bento Itamar Borges. São Paulo, Papirus.

HOLZKAMP, K. (1977) Pressupostos antropológicos ocultos da psicologia geral. In: GADAMER, Howard G. & VOGLER, P. (orgs.) Nova antropologia. Coordenador da edição brasileira: Egon Schaden. São Paulo, EPU, Ed. Universidade de São Paulo, vol. 5:169- 200.

KRÜGER, Helmuth. (1986) Introdução a psicologia social. São Paulo, EPU.

MAGALHÃES, Raul Francisco. (1993) A ciência política e o marketing eleitoral: algumas elaborações teórica. Comunicação & Política. Vol 1 (3):127-38.

MAGALHÃES, Raul Francisco e VEIGA, Luciana Fernandes. (2000) Manipulações cognitivas da político: o eleitor comum diante da campanha presidencial de 1998. In: FIGUEIREDO, Rubens (org.) Marketing político e persuasão eleitoral. São Paulo, Fundação Konrad Adenauer, p.205 – 231.

MAINGUENEAU, Dominique. (1997) Os termos chaves da análise do discurso. Lisboa, Gradiva.

MERTON, Robert King, FISKE, Marjorie & KENDALL, Patricia L. (1990) The focused interview: a manual of problems and procedures. New York, Free Press.

MORALES, Jose Francisco. (org.) (1997) Psicología social. Madrid, McGraw-Hill.

MORGAN, David. (1988) Focus group as qualitative research. Newbury Park, Sage Publication.

MYERS, David G. (1999) Social psychology. New York, McGraw-Hill College.

PICHÓN-RIVIERE, Enrique. (1975) El processo grupal: Da psicanálise à psicologia social. Buenos Aires, Ediciones Nueva Vision.

RODRIGUES, Aroldo; ASSMAR, Eveline Maria Leal & JABLONSKI, Bernardo. (2000) Psicologia social. Petrópolis, Vozes.

SCHULTZ, Alfred. (1974) El problema de la realidad social. Buenos Aires, Amorrortu.

SCHULTZ, William. (1978) Psicoterapia pelo encontro. São Paulo, Atlas.

SCHERMERHORN, John R. ; HUNT, James G. & OSBORN, Richard N. (1999) Fundamentos de comportamento organizacional. Tradução: Sara Rivka Gedanke. Porto Alegre, Bookman.

WEISS, Robert S. (1994) Learning from stranger: the art and method of qualitative interview studies. New York, The Free Press.

A Opinião Pública utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

Downloads

Não há dados estatísticos.