Banner Portal
Autonomia, paternalismo e dominação na formação das preferências
PDF

Palavras-chave

Preferências. Paternalismo. Dominação. Liberalismo. Autonomia

Como Citar

MIGUEL, Luis Felipe. Autonomia, paternalismo e dominação na formação das preferências. Opinião Pública, Campinas, SP, v. 21, n. 3, p. 601–625, 2015. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/op/article/view/8642209. Acesso em: 19 abr. 2024.

Resumo

A questão da formação das preferências é ignorada pela maior parte da ciência política. A política seria um espaço apenas de agregação de preferências prévias. A justificativa do pensamento liberal para recusar a crítica da produção das preferências é a ideia de que cada um é o melhor juiz das próprias preferências. Caso não aceitemos isso, estamos caindo no paternalismo, em que a autonomia do agente é ameaçada pela ideia de que um observador externo estará em condições de identificar suas "verdadeiras" preferências mesmo contra sua vontade expressa. Meu argumento aqui é de que a posição antipaternalista está correta, em princípio, mas desloca a discussão. O principal obstáculo à formação autônoma de preferências não é o paternalismo, mas a dominação. Indivíduos e grupos têm dificuldade de formular e expressar autonomamente suas preferências quando estão sujeitos a relações de dominação.

Abstract
Formation of preferences is a question largely ignored by political science. Politics is seen just as a space to aggregate prior preferences. Liberalism justifies the refusal of a critique of preferences production by the idea that each person is the best judge of their own preferences. If we do not accept this, we are falling into paternalism, in which the autonomy of the agent is threatened by the idea that an outside observer will be able to identify their "true" preferences even against her expressed will. My argument here is that the anti-paternalistic position is correct in principle but shifts the discussion. The main obstacle to autonomous preference formation is not paternalism, but domination. Individuals and groups have difficulties to formulate and express their autonomous preferences when they are subject to relations of domination.

 Keywords: Preferences. Paternalism. Domination. Liberalism. Autonomy

 

PDF

Referências

ANDERSON, E. S. "What is the point of equality?". Ethics, Chicago, vol. 109, n° 2, p. 287-337, mar. 1999.

BARCLAY, L. Autonomy and the social self. In: MACKENZIE, C.; STOLJAR, N. (eds.). Relational autonomy: feminist perspectives on autonomy, agency, and the social self. Oxford: Oxford University Press, 2000.

BIROLI, F. Autonomia e desigualdades de gênero: contribuições do feminismo para a crítica democrática. Rio de Janeiro: Editora da UFF, 2013.

BOURDIEU, P. La distinction: critique sociale du jugement. Paris: Minuit, 1979.

BOURDIEU, P. Raisons pratiques: sur la théorie de l'action. Paris: Seuil, 1994.

BOURDIEU, P. La domination masculine. Paris: Seuil, 1998.

BOURDIEU, P.; CHARTIER, R. Le sociologue et l'historien. Paris: Agone, Raisons d'Agir, 2010.

CONLY, S. Against autonomy: justifying coercive paternalism. Cambridge: Cambridge University Press, 2013.

DAHL, R. A. Democracy and its critics. New Haven: Yale University Press, 1989.

DAWKINS, R. Deus, um delírio. São Paulo: Companhia das Letras, 2007 [2006].

DWORKIN, R. Uma questão de princípio. São Paulo: Martins Fontes, 2005 [1985].

ELSTER, J. Sour grapes. Cambridge: Cambridge University Press, 1983.

ELSTER, J. Ulises y las sirenas: estudios sobre racionalidad e irracionalidad. México: Fondo de Cultura Económica, 1989 [1979].

ELSTER, J. Le désintéressement: traité critique de l'homme économique, I. Paris: Seuil, 2009a.

ELSTER, J Ulisses liberto: estudos sobre racionalidade, pré-compromisso e restrições. São Paulo: Editora Unesp, 2009b [2000].

FINEMAN, M. A. The autonomy myth: a theory of dependency. New York: The New Press, 2005.

GIDDENS, A. The consequences of modernity. Stanford: Stanford University Press, 1990.

GORZ, A. Métamorphoses du travail: quête du sens. Critique de la raison économique. Paris: Galilée, 1988.

HAYEK, F. A. O caminho da servidão. Rio de Janeiro: Instituto Liberal, 1990 [1944].

HOOKS, B. Feminist theory: from margin to center. Cambridge (MA): South End Press, 2000 [1984].

KNIGHT, J.; JOHNSON, J. What sort of political equality does deliberative democracy require?. In: BOHMAN, J.; REHG, W. (eds.). Deliberative democracy: essays on reason and politics. Cambridge, MA: The MIT Press, 1997.

LOVETT, F. A general theory of domination and justice. Oxford: Oxford University Press, 2010.

MARNEFFE, P. "Avoiding paternalism". Philosophy & Public Affairs, Princeton, vol. 34, n° 1, p. 68-94, jan. 2006.

MIGUEL, L. F. Democracia e representação: territórios em disputa. São Paulo: Editora Unesp, 2014.

MIGUEL, L. F. "Bourdieu e o pessimismo da razão". Tempo Social, São Paulo, vol. 27, n° 1, p. 197-216, jun. 2015.

MILL, J. S. Sobre a liberdade. Petrópolis: Vozes, 1991 [1859].

MILL, J. S.. O governo representativo. São Paulo: Ibrasa, 1995 [1861].

NOZICK, R. Anarchy, State, and utopia. New York: Basic Books, 1974.

NUSSBAUM, M. C. Sex and social justice. Oxford: Oxford University Press, 1999.

NUSSBAUM, M. C. "Perfectionist liberalism and political liberalism". Philosophy & Public Affairs, Princeton, vol. 39, n° 1, p. 3-45, jan. 2011.

OKIN, S, M. Justice, gender, and the family. New York: Basic Books, 1989.

OKIN, S, M., et al. Is multiculturalism bad for women?. Princeton: Princeton University Press, 1999.

ORTEGA, F. "O sujeito cerebral e o movimento da neurodiversidade". Mana, Rio de Janeiro, vol. 14, n° 2, p. 477-509, out. 2008.

ORTEGA, F. "Deficiência, autismo e neurodiversidade". Ciência & Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, vol. 14, n° 1, p. 67-77, jan. 2009.

PETTIT, P. Republicanism: a theory of freedom and government. Oxford: Oxford University Press, 1997.

PHILLIPS, A. Multiculturalism without culture. Princeton: Princeton University Press, 2007.

PIVEN, F. F.; CLOWARD, R. A. Poor people's movements: why they succeed, how they fail. New York:Vintage, 1979 [1977].

RAWLS, J. A theory of justice. Cambridge, MA: Harvard University Press, 1971.

ROUSSEAU, J.-J. Du contrat social. In: ROUSSEAU, J.-J. Œuvres complètes, v. III. Paris: Gallimard, 1964 [1757].

ROUSSEAU, J.-J. Emílio ou da educação. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1992 [1762].

SANDEL, M. J. Liberalism and the limits of justice. 2ª ed. Cambridge: Cambridge University Press, 1998.

SANTOS, W. G. Ordem burguesa e liberalismo político. São Paulo: Duas Cidades, 1978.

SARTRE, J.-P. L'enfance d'un chef. In: Le mur. Paris: Gallimard, 1972 [1939].

SCOTT, J. C. Weapons of the weak: everyday forms of peasant resistance. New Haven: Yale University Press, 1985.

SCOTT, J. C. Domination and the arts of resistance: hidden transcripts. New Haven: Yale University Press, 1990.

SUNSTEIN, C. R. Free markets and social justice. Oxford: Oxford University Press, 1997.

SUNSTEIN, C. R. Why nudge? The politics of libertarian paternalism. New Haven: Yale University Press, 2014.

TAINE, H. "Note sur l'acquisition du langage chez les enfants et dans l'espèce humaine". Revue Philosophique de la France et de l'Étranger, Paris, vol. 1, p. 5-23, 1876. Disponível em: <http://fr.wikisource.org/wiki/De_l%E2%80%99acquisition_du_langage_chez_les_enfants_et_dans_l%E2%80%99esp%C3%A8ce_humaine>. Acesso em: 16 jun. 2014.

TAYLOR, C. A ética da autenticidade. São Paulo: É, 2011 [2010].

THOMPSON, E. P. Costumes em comum: estudos sobre a cultura popular tradicional. São Paulo: Companhia das Letras, 1998 [1991].

TSAI, G. "Rational persuasion as paternalism". Philosophy & Public Affairs, Princeton, vol. 24, n° 1, p. 78-112, jan. 2014.

VAN PARIJS, P. "Why surfers should be fed: the liberal case for an unconditional basic income". Philosophy and Public Affairs, Princeton, vol. 20, n° 2, p. 101-131, mar. 1991.

VAN PARIJS, P. "Basic income capitalism". Ethics, Chicago, vol. 102, n° 3, p. 465-484, mai. 1992.

WALZER, M. "The communitarian critique of liberalism". Political Theory, Newbury Park, vol. 18, n° 1, p. 6-24, jan. 1990.

YOUNG, I. M. Justice and the politics of difference. Princeton: Princeton University Press, 1990.

A Opinião Pública utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

Downloads

Não há dados estatísticos.