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O publicismo e a política conservadora do Brasil no século XIX
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Palavras-chave

Política
Juristas
Publicismo
Brasil.

Como Citar

PENNA, Luciana Rodrigues. O publicismo e a política conservadora do Brasil no século XIX . Opinião Pública, Campinas, SP, v. 25, n. 2, p. 343–376, 2019. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/op/article/view/8656620. Acesso em: 25 abr. 2024.

Resumo

Este artigo enfoca os usos políticos do direito, mais especificamente os discursos mobilizados por frações da elite política imperial brasileira no formato de publicismo. O objetivo dessa abordagem é discutir a mobilização do conhecimento jurídico no âmbito das lutas desencadeadas no século XIX sobre a definição do modelo de Estado no Brasil, através da metodologia sócio-histórica. A pesquisa mostra os usos do publicismo e a invenção do constitucionalismo como armas do jogo político, que correspondem à concorrência intraelites no processo de construção e legitimação de um regime político de feição monárquica e centralizada.

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