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O troféu “cara de pau” da rádio eldorado
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Palabras clave

Meios de comunicação. Rádio. Personalidades políticas. Política brasileira

Cómo citar

CHAIA, Vera. O troféu “cara de pau” da rádio eldorado. Opinião Pública, Campinas, SP, v. 7, n. 2, p. 202–220, 2015. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/op/article/view/8641084. Acesso em: 17 ago. 2024.

Resumen

Este artigo analisa os meios de comunicação de massa enquanto lócus privilegiados de representação dos atores políticos e da política de modo geral. Ele analisa a atuação da Rádio Eldorado AM, empresa do grupo O Estado de S. Paulo, que criou no ano de 1999 o prêmio denominado "Troféu Cara de Pau", concurso que teve como propósito eleger as autoridades políticas que mais se destacaram negativamente. O ponto central foi compreender o papel deste meio de comunicação como propulsor de representações negativas da política.

 

Abstract

This article studies the mass media as a privileged locus for representation of political actors and the political system. It analyses the role of the Eldorado Radio, which created in 1999 the "Cara de Pau Prize", a competition that had as purpose the election of the most negative political personalities. This study intended to understand the dynamics of this Radio as a stimulus for the creation of negative political representations.

Key-words: Mass media, radio, political personalities, Brazilian politics

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