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Como os empresários pensam a política e a democracia: Brasil, anos 1990
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Palavras-chave

Empresariado. Classes sociais. Democracia. Brasil

Como Citar

COSTA, Paulo Roberto Neves. Como os empresários pensam a política e a democracia: Brasil, anos 1990. Opinião Pública, Campinas, SP, v. 11, n. 2, p. 422–449, 2015. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/op/article/view/8641211. Acesso em: 20 abr. 2024.

Resumo

Este trabalho analisa as formas do empresariado brasileiro pensar a política, a democracia e as instituições do regime democrático, tendo por referência as transformações econômicas e políticas dos anos 1990. O objetivo é verificar o que esta dimensão revela sobre o comportamento político de importantes entidades representativas do empresariado e suas implicações sobre o funcionamento da atual democracia no país. Constatamos que houve mais continuidades do que alterações na forma destas entidades pensarem a política, o regime e seu próprio papel político, revelando certas particularidades sobre seus padrões de ação

 

Abstract:

This work analyzes how entrepreneurs think politics, democracy and political institutions of the democratic regime in Brazil in the 1990’s. We intend to verify what those ideas and values could reveal about the political behavior of important entrepreneurs representatives organizations and its possible consequences on Brazilian democracy. Our conclusion is, despite on democratization, there were more continuities than changes in that way of thinking. It has consequences and reveal some particularities of the entrepreneurs political action patterns in Brazil.

Keywords: entrepreneurs, social classes, democracy, Brazil.

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