Pesquisar artigos

Sobre

O Portal de Periódicos Eletrônicos Científicos (PPEC) da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), mantido pela Coordenadoria Geral da Universidade (CGU) e pelo Sistema de Bibliotecas (SBU), nasce da necessidade de se ter, em uma única plataforma, a reunião de todos os periódicos editados e produzidos no âmbito da Universidade.

Seu objetivo principal, portanto, é garantir e apoiar a qualificação e a visibilidade das publicações periódicas científicas vinculadas aos institutos, faculdades, centros, núcleos de pesquisa e órgãos complementares da UNICAMP, arbitrados por pares e institucionalmente ligados à Universidade, garantindo a diversidade institucional e regional e o livre acesso à toda comunidade científica. Por essa razão, através da Portaria GR-012/2014, instituída pela Reitoria da Universidade, cria-se o Grupo de Trabalho para a elaboração de diretrizes e procedimentos com a condição de selecionar esses periódicos para ingressarem no Portal de Periódicos Eletrônicos Científicos da Universidade.

A UNICAMP possui, atualmente, 45 títulos de periódicos das diversas áreas do conhecimento. No entanto, nessa primeira fase, serão integrados ao Portal os periódicos que utilizam a plataforma SEER – Sistema de Editoração Eletrônica de Revistas, pois os mesmos possuem mecanismos que permitem a interface com o Programa LOCKSS (Stanford University), da Rede de Serviços de Preservação Digital Cariniana (IBICT), e também pela facilidade de atribuição do Digital Objetc Identifier (DOI).

Os periódicos estão assegurados pela licença de uso do Creative Commons, que não permite a utilização do material para fins comerciais e garante seu livre acesso.

Finalidade
O PPEC tem como finalidade ser um local único para a reunião de todos os periódicos editados e produzidos no âmbito da Universidade, com o objetivo de apoiar a qualificação e a visibilidade das publicações periódicas científicas vinculadas aos institutos, faculdades, centros, núcleos de pesquisa e órgãos complementares da UNICAMP, garantindo a diversidade institucional.

Portaria GR – UNICAMP
Portaria GR-012/2014

O que venha ser Periódico Científico da UNICAMP?

Entende‐se como periódico científico da UNICAMP aquele físico e operacionalmente instalado em um dos campi da UNICAMP sob a coordenação de um docente ou pesquisador (ativo ou aposentado), editado oficialmente e vinculado diretamente às unidades de ensino e pesquisa (faculdades e institutos), centros e núcleos, órgãos complementares e grupos de pesquisa da Universidade, ou seja, arbitrados por pares e institucionalmente ligados à Universidade, garantindo a diversidade institucional e regional e o livre acesso a toda comunidade científica. Demanda ainda, estar instalado na rede da UNICAMP sob um domínio único e exclusivo de range de IP dedicado à publicação. Reconhecido pela instância maior de cada unidade de ensino e pesquisa, a Congregação, ou, para os Centros e Núcleos, o Conselho Científico, que adota a prática da elaboração de regimento interno para fomentar a política editorial da publicação. Alguns, possuem parceria extra institucional, constituindo uma forma de qualificar a publicação institucionalmente por meio de editores associados. (PPEC, 2017).