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Educação a distância como fator de agravamento da estratificação horizontal na educação superior
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Palavras-chave

Educação Superior
Educação a Distância
Estratificação

Como Citar

Educação a distância como fator de agravamento da estratificação horizontal na educação superior. ETD - Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 27, n. 00, p. e025001, 2025. DOI: 10.20396/etd.v27i00.8677375. Disponível em: http://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8677375. Acesso em: 22 maio. 2025.

Resumo

Com a expansão da oferta de cursos na modalidade a distância, o segmento privado da educação superior direciona este formato para público com menor poder aquisitivo e acima da idade considerada ideal, provocando um agravamento do processo de estratificação horizontal da educação superior. O objetivo deste artigo é analisar os efeitos do crescimento das matrículas na modalidade a distância no processo de estratificação e diferenciação da educação superior. Trata-se de um estudo de base bibliográfica, com forte lastro em dados quantitativos para identificar o perfil do alunado dos cursos na modalidade a distância. Pretende-se demonstrar que o crescimento da educação a distância agravou o processo de estratificação da educação superior.

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