Banner Portal
A institucionalização do currículo municipal de Cascavel – PR: uma análise sob a perspectiva dos educadores
PDF

Palavras-chave

História do currículo de Cascavel-PR
Pedagogia histórico-crítica
Formação inicial e continuada de professores

Como Citar

A institucionalização do currículo municipal de Cascavel – PR: uma análise sob a perspectiva dos educadores. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 24, n. 00, p. e024044, 2024. DOI: 10.20396/rho.v24i00.8675705. Disponível em: http://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8675705. Acesso em: 1 jun. 2025.

Resumo

O presente artigo tem como objetivo central analisar o processo de elaboração do Currículo para a Rede Pública Municipal de Ensino de Cascavel-PR entre os anos de 2004 e 2008 e o processo de implementação no período de 2008 a 2011. Os objetivos específicos consistem em recuperar os antecedentes históricos desse currículo; analisar o processo de elaboração do currículo de Cascavel-PR; e apresentar dados relacionados ao entendimento de professores da rede municipal de ensino sobre como incorporaram os princípios do currículo. Para isso, caracteriza e conceitua a experiência de Cascavel-PR como uma proposta que se coloca no campo da contra-hegemonia, porém, reconhece os limites e as dificuldades enfrentadas na sua implementação. O estudo foi produzido a partir de revisão bibliográfica e documental, bem como, de estudo de campo, sendo esse caracterizado por entrevistas concedidas por profissionais da rede pública municipal. Conclui, a partir dessa análise, que os maiores desafios relacionados à implementação do currículo estiveram relacionados à formação inicial e continuada de professores, indicando intersecções entre a formação e a fragilidade na compreensão dos pressupostos teórico-metodológicos do currículo.

PDF

Referências

AFONSO, A. J. Questões, Objetos e Perspectivas em Avaliação. Avaliação. Campinas; Sorocaba, SP, v. 19, n. 2, p. 487-507, jul. 2014. Disponível: http://www.scielo.br/pdf/aval/v19n2/a13v19n2.pdf. Acesso em: 10/09/2023.

AMARO, I. As políticas de avaliação em larga escala e trabalho docente: dos discursos eficientistas aos caminhos contrarregulatórios. In.: Revista Ibero-Americana em Estudos em Educação, v.11, n.4, p. 1960-1978, out-dez. 2016. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/7155. Acesso em: 10/09/2023.

BACZINSKI, A. V. de M. A Pedagogia histórico-crítica e o Currículo Básico para a escola pública do Paraná – 1990: do mito à realidade [entrevista concedida a Paulino José Orso, Elza Margarida de Mendonça Peixoto e Maria de Fátima Rodrigues Pereira (e?) a Marta Avancini] Revista Germinal: marxismo e educação [online] UFBA. v. 5, n. 2, p. 216-226 (2013). Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/9706. Acesso em: 10/09/2023.

BACZINSKI, A. V. de M.; NUNES, C. A. A Implantação oficial da Pedagogia Histórico-Crítica na rede pública do Estado do Paraná (1983-1994): legitimação, resistências e contradições. Revista de Educação. v. XI, n. 11, Ano 2008. p. 169-203. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/9720. Acesso em: 01/02/2024.

BASTOS, R. M. B. O surpreendente êxito do sistema educacional finlandês em um cenário global de educação mercantilizada. Revista Brasileira de Educação, v. 22, n. 70, p. 802-825, jul-set. 2017. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/s1413-24782017227040. Acesso em: 10/09/2023.

BONAMINO, A.; SOUZA, S. Z. Três gerações de avaliação da educação básica no Brasil: interfaces com o currículo da/na escola. Educação e Pesquisa, v. 38, n. 2, p. 373-388, abr./jun. 2012. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ep/a/rtQkYDSjky4mXG9TCrgRSqJ/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 01/02/2024.

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais. Introdução aos parâmetros curriculares nacionais. Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1997. 126p.

BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Básica. Resolução n. 3, de 3 de agosto de 2005. Define normas nacionais para a ampliação do Ensino Fundamental para nove anos de duração. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/rceb003_05.pdf. Acesso em: 10/09/2023.

BRASIL. Lei n. 9.394 de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/lei9394_ldbn1.pdf. Acesso em: 10/09/2023.

CASCAVEL. Secretaria Municipal de Educação. Currículo para a Rede Pública Municipal de Ensino de Cascavel: volume II: Ensino Fundamental–anos iniciais. Cascavel, PR: Ed. Progressiva, 2008.

CHAKUR, C. R. de S. L. O Construtivismo e seus desvios: da política educacional ao professor. In: 29ª Reunião Anual da ANPEd, 2006, Caxambu - MG. Educação, cultura e conhecimento na contemporaneidade: desafios e compromissos, 2006. p. 1-18. Disponível em: http://29reuniao.anped.org.br/trabalhos/trabalho/GT20-1689--Int.pdf. Aceso em 09/09/2023.

FREITAS, L. C. de. Os reformadores empresariais da educação e a disputa pelo controle do processo pedagógico na escola. Educação & Sociedade. Campinas, v. 35, n. 129, p. 1085-1114, out.-dez, 2014. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/es/v35n129/0101-7330-es-35-129-01085.pdf. Acesso em: 10/09/2023.

FRIGOTTO, G. A produtividade da Escola Improdutiva. 3 ed. São Paulo: Cortez: Editora Autores Associados, 1989.

GANDIN, L. A. Criando alternativas reais às políticas neoliberais em educação: o projeto da Escola Cidadã. In.: APPLES, Michel W.; BURAS, Kristen L. e colaboradores. Currículo, poder e lutas educacionais: com a palavra, os subalternos. Tradução Ronaldo Cataldo Costa. Porto Alegre: Artmed, 2008.

MALANCHEN, J.; DOLLA, M. C.; DUARTE, N. da S. A elaboração de uma proposta curricular fundamentada no método materialista histórico-dialético. Revista Roteiro. Joaçaba. v. 32, n.1, p.123-142, 2007. Disponível em: http://editora.unoesc.edu.br/index.php/roteiro/article/view/341. Acesso em: 10/09/2023.

MATOS, N. da S. D. Relatos sobre a história da elaboração do Currículo próprio do Município de Cascavel-PR. Palestra pública proferida no dia 5 de agosto de 2017. Projeto de extensão História da Educação da Região Oeste do Paraná: A contribuição dos Educadores nesta construção. Cascavel-PR: UNIOESTE, 2017.

MAZARO, L. D. V. A construção e implementação do currículo para rede pública municipal de ensino de Cascavel (2005-2015). Dissertação (Mestrado em Educação) Universidade Estadual do Estado do Paraná. Cascavel-PR. 2018. 167f.

MÉSZÁROS, I. A educação para além do capital. 2ª. ed. São Paulo: Boitempo Editorial, 2008.

MIRANDOLA, L. M. Educação: o Brasil e o Estado do Paraná entre os anos de 1960 e 2010. Dissertação. (Mestrado em Educação) Universidade Estadual do Estado do Paraná. Cascavel-PR. 2014. 195f.

PARANÁ. Currículo Básico para a Escola Pública do Estado do Paraná. Versão eletrônica. Secretaria de Estado da Educação – SEED. Curitiba-PR, 2003. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/224567. Acesso em: 10/09/2023.

PARANÁ. Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social - IPARDES. Caderno estatístico município de Cascavel. Abril de 2018. Disponível em: http://www.ipardes.gov.br/cadernos/MontaCadPdf1.php?Municipio=85800. Acesso em: 10/09/2023.

PARANÁ. Lei n. 11.970 de 19 de dezembro de 1997. Institui o PARANAEDUCAÇÃO, pessoa jurídica de direito privado, sob a modalidade de serviço social autônomo. Diário Oficial, n. 5.156 de 19 de dezembro de 1997. Disponível em: http://www.legislacao.pr.gov.br/legislacao/pesquisarAto.do?action=exibir&codAto=8825&codItemAto=8572. Acesso em: 10/09/2023.

PASSONE, E. F. K. Incentivos monetários para professores: avaliação, gestão e responsabilização na educação básica. Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Impresso), v. 44, p. 424-448, 2014. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/cp/v44n152/10.pdf. Acesso em: 10/09/2023.

PELETTI, A. B. O currículo do município de Cascavel e da Região Oeste do Paraná e as políticas nacionais de educação da década de 1990. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel. 2012, 127 f. Disponível em: http://tede.unioeste.br/handle/tede/871. Acesso em: 10/09/2023.

PETRAS, J. Os fundamentos do neoliberalismo. In: RAMPINELLI, W. J. e OURIQUES, N. D. (Orgs.) No fio da navalha: críticas das reformas neoliberais de FHC. São Paulo: Xamã, 1997. p. 15-38.

SAES, D. Estado e Democracia: ensaios teóricos. Campinas, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas. Coleção Trajetória, 1994.

SANTOS, J. M. T. P. O processo de municipalização no Estado do Paraná. Educar, Curitiba, n. 22, p. 257-279, 2003. Editora UFPR. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/er/n22/n22a12.pdf. Acesso em: 10/09/2023.

SAVIANI, D. Os desafios da Educação Pública na Sociedade de Classes. In.: ORSO, Paulino, et al. (Orgs.). Educação, sociedade de classes e reformas universitárias. Campinas: Autores Associados, 2007. (Coleção Educação Contemporânea).

SAVIANI, D. Educação Escolar, Currículo e Sociedade: o problema da Base Comum Curricular. Movimento: Revista de Educação. Faculdade de Educação – programa de pós-graduação em educação. Universidade Federal Fluminense. Ano 3, n.4, p.4-54. 2016. Disponível em: https://periodicos.uff.br/revistamovimento/article/view/32575. Acesso em 10/09/2023.

SAVIANI, D. História das ideias pedagógicas no Brasil. 2 ed. rev. e ampl. – Campinas-SP: Autores Associados, 2008. – (Coleção memória da educação).

SAVIANI, D. Histedbr. Glossário. Concepções pedagógicas contra-hegemônicas. Disponível em: https://www.histedbr.fe.unicamp.br/node/8624. Acesso em 22/07/2024.

SGUISSARDI, V. Educação Superior no Brasil. Democratização ou Massificação Mercantil? Educação & Sociedade, Campinas, v. 36, n. 133, p. 867-889, out.-dez., 2015. Disponível em: www.scielo.br/pdf/es/v36n133/1678-4626-es-36-133-00867.pdf. Acesso em: 10/09/2023.

WORLD BANK. 2017. A fair adjustment: efficiency and equity of public spending in Brazil: Volume I: síntese (Portuguese). Washington, D.C.: World Bank Group. Disponível em: http://documents.worldbank.org/curated/en/884871511196609355/Volume-I-síntese. Acesso em: 10/09/2023.

ZOIA, E. T. Proposta curricular: o desafio da reestruturação coletiva – limites e possibilidades. In: FRANCISCHETT, Mafalda Nesi et al. (Orgs). In.: II SEMINÁRIO NACIONAL INTERDISCIPLINAR EM EXPERIÊNCIAS EDUCATIVAS – SENIEE. Anais. Francisco Beltrão: Unioeste – Campus de Francisco Beltrão, 2007.

Creative Commons License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.

Copyright (c) 2024 Revista HISTEDBR On-line