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Vozes do Sul: letramentos subversivos de mulheres migrantes na educação de jovens e adultos
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Palavras-chave

Letramentos
Epistemologia do Sul
Educação linguística

Como Citar

Vozes do Sul: letramentos subversivos de mulheres migrantes na educação de jovens e adultos. Trabalhos em Linguística Aplicada, Campinas, SP, v. 64, p. e025012, 2025. Disponível em: http://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/tla/article/view/8676753. Acesso em: 31 maio. 2025.

Resumo

O conceito de “letramento ideológico” (STREET, 1984) permite-nos validar todo e qualquer modelo de escrita. Nessa perspectiva, práticas de letramento marginalizado são tão legítimas, apesar de serem socialmente estigmatizadas, quanto práticas de letramento dominante. Neste artigo, investigo de que forma a escrita de duas estudantes da Educação de Jovens e Adultos se configura como uma subversão de normas sociais e linguísticas. Para tanto, utilizo a análise narrativa como metodologia que incorpora a natureza discursiva, situada e performativa das histórias estudadas (MOITA LOPES, 2021). No nível social, o acesso à leitura e à escrita é, para as estudantes, uma subversão de normas impostas, que as privaram do direito à educação. Na condição de mulheres que migraram do Nordeste para o Sudeste brasileiro em busca de melhores condições de vida, voltar a estudar e aprender a ler e escrever são atos de resistência que desafiam o status quo. No nível linguístico, as alunas reiteram suas intencionalidades enunciativas ao transgredirem a norma-padrão da língua portuguesa, ampliando as possibilidades de sentido dos textos a partir do uso subversivo de pontuação e dêiticos. Os resultados enfatizam a necessidade de reconhecer as histórias de letramento das estudantes como uma denúncia à atuação insuficiente do Estado quanto à oferta de educação de qualidade a todos. Ademais, os resultados indicam a necessidade de um ensino de língua que reconheça escritas não institucionalizadas como saberes a serem estudados em sala de aula, minimizando a linha abissal (SANTOS, 2010) entre saberes escolares e não escolares.

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