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O conhecimento nosso de cada dia: desafios epistemológicos atuais
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Palavras-chave

Racialização
Epistemicídio
Pós-colonialismo

Como Citar

O conhecimento nosso de cada dia: desafios epistemológicos atuais. Trabalhos em Linguística Aplicada, Campinas, SP, v. 64, p. e025008, 2025. Disponível em: http://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/tla/article/view/8676768. Acesso em: 31 maio. 2025.

Resumo

O presente estudo tem por objetivo refletir sobre possibilidades de escapar da lógica dicotômica do pensamento europeu que subordina sujeitos, saberes e promove epistemicídio em massa. Considerando o Pós-Segunda guerra como momento de guinada, questionamos quais as possibilidades de não repetir o padrão epistêmico ocidental como modelo referencial do conhecimento que assegura a permanência de elites intelectuais que seguem um cânone branco, que não dá conta das dinâmicas internas da sociedade brasileira. Para tanto, propomos uma revisão bibliográfica fundamentada em autores como Santos (2007), Hall (2019), Ela (2016) e Mbembe (2014), dentre outros pós-coloniais, que investem na chave da racialização para compreender como o projeto europeu colonização se estabelece como forma de dominação. É evidente a necessidade permanente de questionar a forma eurocêntrica de como se aplica o conhecimento iluminista, o que contribuirá para que escutemos novas vozes e para que outros saberes possam ser difundidos, afinal não é aceitável pensar a produção de conhecimento no ocidente sem problematizar o investimento feito para negar a capacidade de produção de saberes de povos não europeus.

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