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Linguagem e educação social: a relação sujeito, indivíduo e pessoa
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Palavras-chave

Linguagem. Educação social

Como Citar

ORLANDI, Eni Puccinelli. Linguagem e educação social: a relação sujeito, indivíduo e pessoa. RUA, Campinas, SP, v. 21, n. 2, p. 187–206, 2015. DOI: 10.20396/rua.v21i2.8642454. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rua/article/view/8642454. Acesso em: 26 abr. 2024.

Resumo

Distinguindo as noções de sujeito, indivíduo e pessoa, procuramos mostrar como a relação estabelecida pela escola, na busca do que se tem chamado ensino e transmissão do conhecimento, afeta o sujeito no imaginário social em que ele ocupa uma posição. O que resulta desse processo de sua formação como pessoa, em uma sociedade marcada pela divisão, pela diversidade: a repetição ou outras posições que vão materializar outros lugares na formação social? Assim interrogamos o que pode ser considerado como acessibilidade na conjuntura social, em que vivemos, se considerarmos a educação social, pensando também a resistência.
https://doi.org/10.20396/rua.v21i2.8642454
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