Foco e Escopo

RUA é uma revista do Laboratório de Estudos Urbanos do Nudecri/Unicamp e reúne artigos, produções artísticas e resenhas de obras que tratem de práticas da cidade a partir das dimensões do simbólico e do político em uma relação entre o saber urbano e a linguagem.

Seu objetivo principal é o de refletir sobre o espaço urbano concebido como espaço de significação, propiciando um diálogo entre diferentes áreas do conhecimento.

A revista RUA oferece acesso livre e imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que a disponibilização gratuita o conhecimento científico ao público permite que este circule amplamente, produzindo efeitos sociais significativos e relevantes. 

Processo de Avaliação pelos Pares

Processo de avaliação pelos pares

Todos os trabalhos submetidos serão encaminhados, em sistema de avaliação cega (sem referência à autoria), para avaliação de pareceristas membros do Comitê Editorial ou pareceristas ad hoc.
Cada submissão é avaliada por dois assessores com base no modelo de análise proposto pela revista. Caso haja disparidade no resultado de análise, a contribuição submetida é encaminhada a um terceiro parecerista.

Ao final do processo, os autores recebem comunicação relativa aos pareceres emitidos, garantindo-se a confidencialidade dos pareceristas.

Há três opções:

  1. Aceitação do artigo tal como enviado;

  2. Aceitação do artigo após as revisões sugeridas pelos pareceristas e;

  3. Recusa.

Recursos e problemas específicos são examinados e decididos pelos Editores.

Como dito acima, a RUA trabalha com a "avaliação cega", em que os avaliadores não identificam os autores das contribuições e vice-versa.

Periodicidade

A revista RUA tem a periodicidade semestral.

Avaliação do Qualis-CAPES / Qualis-CAPES Evaluation (2017)

Fonte: Plataforma Sucupira, junho 2017.

Missão / Mission

Criar condições para um debate multi e interdisciplinar, sustentado pela reflexão sobre a linguagem, divulgando artigos acadêmicos e produções artísticas que busquem compreender o espaço urbano como objeto de estudo.

Política Editorial / Editorial Policy

A Revista RUA reúne artigos, produções artísticas e resenhas de obras que tratem de práticas que significam nos múltiplos espaços do político e do urbano. 
Nessa linha editorial, são vivamente incentivadas contribuições sobre: a constituição e circulação dos sentidos no espaço urbano; o saber urbano e a linguagem; a produção a divulgação de um saber sobre a cidade; a gestão dos espaços urbanos; questões ligadas à mídia, ao jornalismo, à internet e à divulgação científica e cultural; as práticas de memória, da cultura e da arte; a linguagem urbana, a escrita e o digital; os movimentos sociais e políticos; e produções artísticas: literatura, artes plásticas, música, teatro, cinema e artes gráficas. A revista aceita contribuições em três categorias: artigos acadêmicos, produção artística e resenhas de livros.

Código de Ética e de Boas Práticas / Code of Ethics and Best Practice

A revista Rua compromete-se com a qualidade de suas publicações e com uma conduta ética em todo o processo de editoração – Conselho Editorial, Editores, Pareceristas e Autores. Nossa prática editorial se baseia nas Diretrizes Básicas para a Integridade na Atividade Científica do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico -CNPq (http://www.cnpq.br/web/guest/diretrizes), no Código de Boas Práticas da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - FAPESP (http://www.fapesp.br/boaspraticas/) e nos códigos de conduta científica do Committee on Publication Ethics (COPE) (http://www.publicationethics.org/). Eventuais casos de má prática serão examinados e decididos pela Comissão Editorial à luz destes documentos.

Informação aos Pareceristas / Information to Evaluators

As análises devem ser realizadas com rigor, objetividade, imparcialidade e presteza. Os pareceristas devem tratar como confidenciais quaisquer informações a que tenham tido acesso exclusivamente no exercício de sua função de avaliadores, não fazendo uso delas para fins próprios, científicos ou não científicos.

Taxas para submissão e publicação de textos / Fees for submission and publication of texts

RUA não cobra nenhuma taxa por textos publicados e tampouco pelos submetidos para avaliação, revisão, publicação, distribuição ou download. A publicação é totalmente gratuita.

Integridade e Prevenção de Plágio / Integrity and Prevention of Plagiarism

Como parte das ações de valorização da integridade acadêmica e prevenção do plágio nas das publicações credenciadas no Portal, a revista Rua, adota o serviço de identificação de similaridade de textos utilizando como base, a plataforma Turnitin implantada na Universidade desde novembro de 2016.

Sponsors

 

Fontes de Apoio

 

Histórico do periódico

A revista RUA foi criada em 1995, quando o Laboratório de Estudos Urbanos completava seu terceiro ano de criação. Impressa e anual, com projeto gráfico e capa de João Batista da Costa Aguiar, a revista sempre teve como objetivo reunir trabalhos científicos e artísticos que tratem de práticas próprias da cidade. Para tanto, a revista RUA se constitui em três seções: seção Estudos, seção Artes e a seção Resenhas e Notícias dedicada a obras de interesse das diferentes áreas que refletem sobre o espaço urbano enquanto um espaço político e simbólico. No ano de 2008, quando seria publicado o décimo quarto número da revista impressa, seu Conselho Editorial aprovou sua migração integral e exclusiva para o formato eletrônico e sua periodicidade semestral. Os volumes I e II do número 14 da RUA são, assim, a inauguração dessa revista, em seu 14ª ano de existência, no espaço digital que passou a receber originais em língua estrangeira também.

Catalogação na Publicação elaborada por: Gildenir Carolino Santos - CRB-8ª/5447