A pedagogia da liberdade ou as possibilidades de interpretaçao na ação de liberdade da escrava Maria

Autores

  • Lúcia Helena Oliveira Silva Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Palavras-chave:

Escravidão. Brasil

Resumo

.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lúcia Helena Oliveira Silva, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

mestrado em História da Educação sobre o processo de emancipação de mulheres escravas e o doutorado em História com um estudo sobre migração de libertos no período pós-abolição,ambos pela Universidade Estadual de Campinas. Realizou pós-doutorado na New York University sobre associativismo afrobrasileiro e afroamericano nas primeiras décadas do século XX. É professora da Universidade Estadual Paulista- câmpus Assis. Participa do NUPE Núcleo Negro de Pesquisa e Extensão da Unesp sendo coordenadora local e vice coordenadora geral. Suas áreas de interesse são Escravidão e Pós-emancipação, Diáspora Atlântica, História da África, Ensino de História e Gênero. Coordena atualmente o Programa de Pós Graduação em História da Faculdade de Letras e Ciências de Assis.

Referências

BARRETO, Paulo. "O Caracol e o Caramujo: artista e cia da cidade". Campinas, dissertação de mestrado, IFCH, 1994.

CONRAD, Robert E. Os últimos anos de escravatura no Brasil: 1850-1888. 2.ª ed., Rio de Janeiro, Civilização Brasileira, 1978.

CUNHA, Manuela Carneiro da. "Sobre os silêncios da Lei. Lei Costumeira e Lei Positiva nas Alforrias de escravos na Brasil do Século XIX". Cadernos do IFCH, Campinas, UNICAMP-IFCH, 1983.

Documento pertencente ao Fundo do Tribunal Judiciário de Campinas, 2º Ofício, caixa 95, processo n- 1676.

LARA, Silvia H. Campos da Violência: escravos e senhores na capitania do Rio de Janeiro, 1750-1808. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1988.

SILVA, Plácido da. Vocabulário Jurídico. 10ª ed., vol. 5, Rio de Janeiro, Forense, 1987.

T. J. C., 2º Of., cx. 95, pr. 676, F. 7 e verso.

Tribunal Judiciário de Campinas, 2º Oficio, caixa 95, processo nº 1676.

Tribunal Judiciário de Campinas, 3º Oficio, caixa 41, processo nº 697.

Downloads

Publicado

2010-01-01

Como Citar

SILVA, L. H. O. A pedagogia da liberdade ou as possibilidades de interpretaçao na ação de liberdade da escrava Maria. Cadernos Pagu, Campinas, SP, n. 6/7, p. 315-324, 2010. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/cadpagu/article/view/1875. Acesso em: 26 nov. 2020.

Edição

Seção

Documentos