Resumo
Resumo
O império das paixões: uma leitura dos romances-folhetins de Nelson Rodrigues propõe-se a apresentar alguns aspectos da produção literária "feminina" de Nelson Rodrigues, em geral subscrita com pseudônimo feminino. Essa produção é principalmente apoiada no melodrama, gênero projetado em sua desmesura e excesso nos dois romances analisados: Meu destino é pecar e O Casamento. Estabelecer as relações entre o clima de paixões irrefreáveis, de violência incontida, com a família e a ordem social instituída é um dos principais objetivos do ensaio.
Abstract
The purpose of this study is to present some of the aspects of Nelson Rodrigues' "feminine" literary production, often signed with a feminine pseudonym. This peculiar literary production is primarily anchored on melodrama, and its characteristic excess and disproportion shall be analysed in this study. More specifically, the present analysis attempts to examine the relation between unrestricted and violent passions on the one hand, and family and established social order, on the other.
Referências
BERNARDES, Maria Tereza Caiuby Crescenti. Mulheres de Ontem? Rio de Janeiro. Século XIX. São Paulo, T.A. Queiroz, 1988
CASTRO, Ruy. O Anjo Pornográfico. São Paulo, Companhia das Letras, 1992.
Jornais Femininos no Rio de Janeiro, 1852-1890, pp.1 02 e seguintes.
Meu Destino é Pecar. Rio de Janeiro, Nova Fronteira, 1982
MIGUEL-PEREIRA, Lúcia. Prosa de Ficção de 1870 a 1920. Rio de Janeiro/Brasília, INL/Ministério da Educação e Cultura, 1973, p.25.
O Casamento. 3a ed., Rio de Janeiro, Edibolso, 1975
Revista de Extremadura, n° 11, España, Mayo-Agosto 1993
SCHW ARZ, Roberto. Ao Vencedor as Batatas. São Paulo, Duas Cidades, 1977.
Une esthétique de l'étonnement: le mélodrame. Poétique, nº 19, 1974, p.340.