Memória histórica, movimentos globais e violência. Uma conversa entre Paul Gilroy e Arjun Appadurai

  • Vikki Bell Universidade de Londres

Resumo

Esta entrevista foi feita a fim de dar uma oportunidade para que esses dois pensadores, oriundos de diferentes disciplinas, mas cujas obras convergem em certas temáticas centrais, apresentassem uma discussão para uma audiência mais ampla sobre os temas e indagações que motivam seu trabalho atual. A obra de Paul Gilroy é conhecida como referência central da análise contemporânea da “raça” e do racismo. Em termos amplos, ele escreve sobre a constituição histórica da raça e a mobilidade das formas de racismo no tempo e no espaço. A obra de Arjun Appadurai vem da antropologia, e ele tem um interesse específico e permanente nos estudos sobre o Sul da Ásia. Tem grande influência na exploração de novos modos de conceituar os processos de formação do conhecimento antropológico. Embora os dois compartilhem certos interesses centrais, essas conexões não são explicitadas em seus escritos. Esta entrevista, realizada em Londres durante a visita de Arjun Appadurai em 1997, foi uma oportunidade de reunir os dois autores para discutir os temas e conexões que ambos exploram de diferentes maneiras, mas com motivações teóricas e políticas semelhantes. Em particular, eu queria questiona-los os temas que penso que constituem o centro crítico dos estudos culturais: a política da memória, a teorização dos deslocamentos e os novos conceitos de espacialidade, a crítica da autenticidade e os modos de teorizar a corporificação; e também sobre as direções convergentes em seu trabalho atual, especialmente em torno das noções das ações extremas, da guerra e da violência.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vikki Bell, Universidade de Londres
Vikki Bell is Professor of Sociology and Director of the Unit for Global Justice in the Sociology Department at Goldsmiths, University of London. She studied Social & Political Sciences at Cambridge and gained her PhD at Edinburgh University in 1992. She has taught across all levels at Goldsmiths since she joined in 1993, and has convened the MA Critical & Creative Analysis.

Referências

APPADURAI, A. The Past as a Scarce Resource, Man 16, 1981.

___________. (org.) The Social Life of Things: Commodities in Cultural Perspective. Cambridge, Cambridge University Press, 1986.

___________. Modernity at Large. Mineapolis, University of Minnesota Press, 1996.

ELLIS, J. The Social History of the Machine Gun. Londres, Random House, 1976.

FANON, F. Black Skin, White Masks. Londres, Pluto Press, 1986.

GILROY, P. The Black Atlantic: Modernity and Double Consciousness. Londres, Verso, 1993.

WRIGHT, P. On Living in an Old Country. Londres, Verso, 198

Publicado
2016-03-29
Como Citar
Bell, V. (2016). Memória histórica, movimentos globais e violência. Uma conversa entre Paul Gilroy e Arjun Appadurai. Cadernos Pagu, (16), 289-218. Recuperado de https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/cadpagu/article/view/8644549