A “ideologia do amor” e a beleza no jogo das relações de gênero

  • Joana Maria Pedro Universidade Federal de Santa Catarina

Resumo

Um instigante mosaico da vida da elite na cidade de São Paulo nos anos vinte é o que nos apresenta Mônica Raísa Schpun neste livro, publicado na França com o apoio do Institut des Hautes Études de L’Amérique Latine. O livro é resultado de sua tese de doutorado em História, orientada por Michelle Perrot e defendida na Université de Paris VII. É dividido em três partes unidas pelo percurso sobre a cidade de São Paulo, suas transformações nos anos vinte e as mudanças nas relações de gênero. Em 266 páginas de uma escrita ágil e atraente, a autora nos conduz a uma cidade específica, a dos espaços percorridos, transformados, criados e delimitados para uma elite oriunda da riqueza trazida pelo café, e que reafirma sua posição recorrendo a uma origem que remonta aos tempos dos bandeirantes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Joana Maria Pedro, Universidade Federal de Santa Catarina
É professora do Departamento de História da Universidade Federal de Santa Catarina desde 1983, possui graduação pela UNIVALI (1972), mestrado em História Econômica pela UFSC (1979), doutorado em História Social pela Universidade de São Paulo (1992) e pós-doutorado pela Université d´Avignon et des Pays de Vaucluse (2002). Atualmente é Professora Titular em História Social e pesquisadora 1 B do CNPq. Foi coordenadora do Programa de Pós Graduação em História (1993-1995), diretora do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (1996-2000), coordenadora do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas (2008-2012). Pesquisa sobre Gênero, feminismos e ditaduras no Cone Sul. Dá aulas na graduação e pós-graduação, orienta monografias de graduação, mestrado e doutorado. Tem inúmeros artigos, livros e capítulos de livros publicados.
Publicado
2016-03-29
Como Citar
Pedro, J. M. (2016). A “ideologia do amor” e a beleza no jogo das relações de gênero. Cadernos Pagu, (16), 319-325. Recuperado de https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/cadpagu/article/view/8644550