O sexo e o gênero da docência

Autores

  • Cláudia Pereira Vianna Universidade de São Paulo

Palavras-chave:

Sexo. Gênero. Magistério. Identidade Docente

Resumo

Nos debates educacionais, é consenso a constatação da enorme presença feminina no magistério. Bem menos freqüente, contudo, é a reflexão sobre os aspectos contraditórios geradores de tal processo. Pois essa é exatamente a proposta deste artigo: examinar a presença do sexo feminino no magistério, tomando por base as contribuições do conceito de gênero e sua construção histórica, social e cultural. As diferenças entre os sexos indicam diferentes significados masculinos e femininos das identidades docentes e das relações escolares, assim como apontam para os desafios impostos pela articulação entre o sexo e o gênero da docência.

Abstract

In the educacional debate there is a consensus about the predominance of women in the teaching profession. However, reflections concerning the contradictory aspects that generate such a phenomenon are less frequent. The objective of this article is to discuss such aspects, that is, to examine the presence of women in the teaching profession, based on the contributions of gender and its historical, social and cultural construction. The differences between the sexes suggest that there are masculine and feminine meanings associated with teacher’s identity and with school relationships; they also point to the articulation between sex and gender in teaching.

Key Words: Sex. Gender. Theaching. Teacher’s Identity

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Biografia do Autor

Cláudia Pereira Vianna, Universidade de São Paulo

Possui Mestrado em Educação: História, Política, Sociedade pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1992), Doutorado em Educação (1999) e Livre Docência (2011), ambos pela Universidade de São Paulo.Defendeu a Livre Docência em 2011 e é Professora Associada da Faculdade de Educação da USP. Em 2008-2009, esteve na Espanha (UAM-Madri) como professora visitante do Departamento de Sociologia e realizando pesquisa de Pós-Doutoramento. Trabalha na área de Educação, com ênfase em Política Educacional, Relações de Gênero e Diversidade Sexual, investigando os seguintes temas: relações de gênero, diversidade sexual, educação, identidade docente e política educacional.

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Publicado

2016-03-29

Como Citar

VIANNA, C. P. O sexo e o gênero da docência. Cadernos Pagu, Campinas, SP, n. 17-18, p. 81–103, 2016. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/cadpagu/article/view/8644555. Acesso em: 3 dez. 2021.