Banner Portal
Sonho do passado versus plano para o futuro: gênero e representações acerca da esterilidade e do desejo por filhos
Remoto

Palavras-chave

Paternidade. Masculinidade.Esterilidade. Gênero

Como Citar

COSTA, Rosely Gomes. Sonho do passado versus plano para o futuro: gênero e representações acerca da esterilidade e do desejo por filhos. Cadernos Pagu, Campinas, SP, n. 17-18, p. 105–130, 2016. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/cadpagu/article/view/8644556. Acesso em: 28 jun. 2024.

Resumo

O texto traz uma discussão a respeito das representações sobre esterilidade e desejo por filhos entre homens que procuravam um ambulatório de reprodução humana em busca de informações e métodos de planejamento familiar ou em busca de tratamento para a esterilidade. Esses dados são comparados com os de uma pesquisa anterior com mulheres que procuravam o mesmo ambulatório em busca de tratamento para esterilidade. O texto mostra, entre outras coisas, como a esterilidade fere tanto a masculinidade quanto a feminilidade, ainda que de maneiras distintas. E como a paternidade é concebida como um plano para o futuro, que abriga a possibilidade de mudanças; enquanto a maternidade é concebida como a realização de um sonho desde sempre existente no passado feminino.

Abstract

The article discusses the representations of sterility and desire for children among men that go to a human reproduction ambulatory looking for family planning information and methods or looking for sterility treatment. These data are compared with those of another research with women that went to the same ambulatory looking for sterility treatment. The article shows, among other things, how the sterility hurts both masculinity and feminility, but in different ways. And how paternity is conceived as a plan for the future, that allows for the possibility of change; while maternity is conceived as the realization of a dream always existent in the feminine past.

Key words: Paternity. Masculinity. Sterility. Gender

Remoto

Downloads

Não há dados estatísticos.