Apresentação

  • Heloisa Buarque Almeida Universidade de São Paulo
  • Iara Beleli Universidade Estadual de Campinas

Resumo

É inegável a importância da mídia na constituição dos sujeitos na sociedade contemporânea, na medida em que às próprias produções midiáticas se justapõem marcas de diferença, reificando símbolos que os produtores acreditam ser condizentes com os sonhos dos consumidores. O fato das autoras pertencerem a campos disciplinares diversos, embora apresentem algumas semelhanças, propicia o entrelaçamento de abordagens teóricas que podem ser lidas como complementares. Ao aportar a complexa relação entre bens culturais e as constituições sociais e culturais de gênero, geração, subjetividade e identidade nas diversas mídias – publicidade, novelas, fotografia, revistas –, direta ou indiretamente, os artigos que compõem este dossiê destacam o papel político da mídia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Heloisa Buarque Almeida, Universidade de São Paulo
Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo (1988), mestrado em Antropologia pela Universidade de São Paulo (1995) e doutorado em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas (2001). Atualmente é professora doutora da Universidade de São Paulo, Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social, tendo coordenado entre 2014-2015 o programa USP Diversidade, que visa combater as desigualdades de gênero, sexualidade e raça na universidade. Foi membro da Diretoria da Associação Brasileira de Antropologia na gestão 2013-2014, e atualmente é membro do Comitê de Gênero e Sexualidade da mesma associação. Tem experiência na área de Antropologia, com ênfase em Antropologia Urbana e Marcadores Sociais da Diferença, atuando principalmente nos seguintes temas: gênero, mídia, consumo, família, corpo, violência de gênero.
Iara Beleli, Universidade Estadual de Campinas
Possui graduação em historia pela Universidade Estadual de Campinas (1983), mestrado em História pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1999), doutorado em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas (2005), pós-doutorado no ISCTE-Lisboa (2008), pós-doutorado na Universitat Rovira i Virgili, Tarragona-Espanha (2012). Atualmente é pesquisadora e coordenadora do Núcleo de Estudos de Gênero - PAGU/Unicamp. Suas reflexões estão voltadas para variadas mídias, especialmente Internet, atravessada por gênero em intersecção com outras diferenças (raça/etnia, sexualidade, nacionalidade) em diálogo com Teorias Feministas e de Gênero.
Publicado
2016-03-30
Como Citar
Almeida, H. B., & Beleli, I. (2016). Apresentação. Cadernos Pagu, (21), 9-12. Recuperado de https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/cadpagu/article/view/8644607
Seção
Dossiê