A revolução da Gabriela: o ano de 1977 em Portugal

Autores

Resumo

Este trabalho apresenta os contextos da visionação, em 1977, da telenovela brasileira Gabriela, Cravo e Canela. Justifica-se a escolha do Corpus – dois diários (Diário de Notícias, Diário de Lisboa) e dois semanários (Expresso e O Jornal) explicitando-se as metodologias utilizadas na análise de imprensa. Faz-se o levantamento da agenda da telenovela Gabriela, Cravo e Canela nos quatro jornais seleccionados, confrontando-a com outra agenda, mais lata, da expansão e divulgação da indústria cultural brasileira em Portugal. Considera-se que o êxito desta telenovela antecipa a emergência de uma nova sociedade e estilos de vida, bem como uma outra imagem da mulher, centrados em novos valores, no consumo e nos media.

Abstract

This work describes the reception of the Brazilian telenovela Gabriela, Cravo e Canela in the year of 1977 in Portugal. The corpus is composed of two daily newspapers (Diário de Notícias, Diário de Lisboa) and two weekly papers (Expresso e O Jornal); The methods of analisys are presented. Afterwards the Agenda of the telenovela Gabriela... is identified in these newspapers and compared with the Agenda of Brasilian Cultural Industry in Portugal. The conclusion aims at a relation between the exhibition of the telenovela and the rise of a new society with new women’s models and life styles.

Key Words: Gender. Media Analysis. Reception Studies. Brazilian Telenovelas. Life Styles

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Isabel Ferin Cunha, Universidade de Coimbra

Televisão e Imagens da Diferença (2002-2006) que teve como objetivo confrontar mulheres imigrantes brasileiras e mulheres ciganas com imagens de telejornais sobre os seus grupos. (POCTI/COM/45553/2002, Março de 2004 a Março de 2006); Jornalismo e Atos de Democracia, 2002-2006, que teve como objetivo analisar a cobertura de atos políticos, nomeadamente finais de mandato de primeiros-ministros, eleições presidenciais e congressos partidários (POCTI/FEDER, referência POCTI/COM/44390/2002; Media e Imigração, desenvolvido em colaboração com o ACIME/CIMJ e Universidade de Coimbra, entre 2004 e 2007; Projecto OBITEL, sobre a análise da ficção televisiva, em parceria com a Universidade de São Paulo, Universidade de Barcelona e Universidades da América Latina, com o apoio da Globo Universidade (Brasil)

Downloads

Publicado

2016-03-30

Como Citar

CUNHA, I. F. A revolução da Gabriela: o ano de 1977 em Portugal. Cadernos Pagu, Campinas, SP, n. 21, p. 39–73, 2016. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/cadpagu/article/view/8644609. Acesso em: 4 dez. 2021.

Edição

Seção

Dossiê