Modas e modos: uma leitura enviesada de O espírito das roupas

  • Heloisa Pontes Universidade Estadual de Campinas
Palavras-chave: Gilda de Mello e Souza. Moda. Gênero. Distinção Social. Ensaio de Sociologia Estética

Resumo

O artigo procura entrelaçar a história da recepção de O espírito das roupas com fragmentos do percurso da autora. Transitando da ficção para o ensaísmo, Gilda de Mello Souza produziu com esse livro uma das análises mais inovadoras sobre a moda, ao apreendê-la como uma linguagem simbólica, apta a dar plasticidade e expressão a idéias e sentimentos difusos, e não só como meio de marcar pertencimentos e sublinhar distâncias e distinções sociais. Advém daí o frescor desse livro, escrito há mais de meio século.

Abstract

The article tries to link the history of the book O espírito das roupas reception to fragments of the author’s trajectory. Gilda de Mello e Souza, when coming from fiction to essay, has produced one of the most innovative analyses on fashion, interpreting it as a symbolic language that creates plasticity and expression to diffuse ideas and feelings. This work goes beyond the point of seeing fashion solely as a means of social belonging and distinction. Thus the book, written more than half a century ago, keeps nowadays its vigor.

Key Words: Gilda de Mello e Souza. Fashion. Gender. Social Distinction. Essay of Esthetic Sociology

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Heloisa Pontes, Universidade Estadual de Campinas
Professora Titular do Departamento de Antropologia da Unicamp. Graduada em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas (1980), mestre em Antropologia Social pela Universidade Estadual de Campinas (1986), doutora em Sociologia pela Universidade de São Paulo (1996), pós-doutorado pela Stanford University (2002), livre-docente pela Unicamp (2008). Pesquisadora do Pagu, Núcleo de Estudos de Gênero da Unicamp, bolsista de produtividade em pesquisa do Cnpq . É membro do Comitê Acadêmico de Ciências Humanas da Fapesp (a partir de agosto de 2014). Foi membro do comitê acadêmico da Anpocs (biênio 2009-2010) e do comitê editorial dos Cadernos Pagu e da Revista Brasileira de Ciências Sociais.
Publicado
2016-03-30
Como Citar
Pontes, H. (2016). Modas e modos: uma leitura enviesada de O espírito das roupas. Cadernos Pagu, (22), 13-46. Recuperado de https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/cadpagu/article/view/8644630
Seção
Dossiê