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Arlie Russell Hochschild e a sociologia das emoções
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Como Citar

BONELLI, Maria da Gloria. Arlie Russell Hochschild e a sociologia das emoções. Cadernos Pagu, Campinas, SP, n. 22, p. 357–372, 2016. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/cadpagu/article/view/8644645. Acesso em: 18 abr. 2024.

Resumo

Em 2003, Arlie Hochschild está publicando seu sétimo livro acadêmico, The commercialization of intimate life: notes from home and work1 , consolidando o campo da Sociologia das Emoções que ela começou a cavar mais fundo em seu livro The Managed Heart: commercialization of human feelings, em 1983. 2 Já se passaram 20 anos desde que a autora cunhou o termo trabalho das emoções para referir-se ao processo no qual as pessoas tomam como referência um padrão de sentimento ideal construído na interação social, e procuram manusear e administrar suas emoções profundas para adequá-las a essa expectativa quando não estão sentindo assim internamente. Como a autora observa, o trabalho das emoções é mais acentuado entre os subalternos do que entre os senhores, entre os dominados do que entre os dominantes. Assim, em uma perspectiva de gênero, ele é mais acentuado entre as mulheres do que entre os homens
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