Banner Portal
O fracasso escolar de meninos e meninas: articulações entre gênero e cor/raça
Remoto

Como Citar

CARVALHO, Marília Pinto. O fracasso escolar de meninos e meninas: articulações entre gênero e cor/raça. Cadernos Pagu, Campinas, SP, n. 22, p. 247–290, 2016. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/cadpagu/article/view/8644646. Acesso em: 20 abr. 2024.

Resumo

Este artigo é parte de uma pesquisa que tem por objetivo conhecer os processos através dos quais se produz, no ensino fundamental, o fracasso escolar mais acentuado entre crianças negras do sexo masculino, conforme vêm indicando as estatísticas educacionais brasileiras há algumas décadas. A etapa aqui descrita investiga a categorização racial das crianças no âmbito escolar, apontando possíveis superposições entre os significados de masculinidade, pertencimento à raça negra e problemas escolares de disciplina e de desempenho, através de um estudo de natureza qualitativa, desenvolvido em uma escola de ensino fundamental (1º Ciclo) utilizando questionários e entrevistas em profundidade. Nossa hipótese é que, pelo menos no âmbito da escola, a identidade racial de meninos e meninas seria construída tendo como referência não apenas características fenotípicas e status sócio-econômico, mas também seu desempenho escolar.

Abstract

Educational statistics have shown that in Primary School underachievement seems to be more associated with black male children. This article is part of a research that intends to understand the processes that produce such situation. The present study investigates racial categorizations in the school showing possible juxtapositions among meanings of masculinity, race belonging (blackness), and bad behavior and underachievement through a qualitative study undertaken in a Primary School, with questionnaires and in depth interviews. Our hypotheses holds that, at least in the school context, boys’ and girls’ racial identities refer not only to phenotypic and social-economical features, but also to their schooling performance.

Key Words: School Underachievement. Primary School. Gender. Race

Remoto

Downloads

Não há dados estatísticos.