A aprendizagem das diferenças sociais: classe, gênero e corpo em uma escola para meninas

Autores

  • Graziela Serroni Perosa Universidade de São Paulo

Palavras-chave:

Socialização. Escola Privada. Diferenciação Social

Resumo

Este artigo discute a relação entre educação e estratificação social por meio do estudo de uma escola confessional feminina privada, voltada para atender famílias de alta renda na cidade de São Paulo, por volta de 1960. Interroga-se as modalidades de participação da escola na produção de disposições corporais e habilidades sociais específicas, evidenciando-se de que maneira processos de escolarização podem estar na base da aprendizagem de diferenças de classe e gênero. Os procedimentos metodológicos incluíram questionários, entrevistas com ex-alunas, diretoras e exprofessoras, análise de fotografias dos ambientes e do cotidiano escolar. Os resultados sugerem que o exame das modalidades de escolarização é particularmente eficaz para a compreensão dos processos de diferenciação social nas sociedades contemporâneas.

Abstract

This article discusses the relation between education and social stratification by means of a confessional private school for girls, targeting high-income families in the city of São Paulo circa 1960. The investigation focuses on the school’s modalities of participation in the production of body dispositions and specific social skills, in an attempt to demonstrate how schooling methods may be the basis for learning class and gender differences. Methodological procedures included questionnaires, interviews with ex-students, principals and ex-teachers, and the analysis of photographs of the school’s premises and routine. The results suggest that examining schooling modalities is particularly efficacious to the understanding of social differentiation processes in contemporary societies.

Key Words: Socialization. Private School. Social differentiation

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Graziela Serroni Perosa, Universidade de São Paulo

Possui doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2005), mestrado em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo (1998) e Graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1992). Durante o doutorado teve bolsa-sanduíche da CAPES na Ecole des Hautes Etudes en Sciences Sociales de Paris (2002-2003). Fez estudos de pós-doutorado na Universidade de Cádiz (2008-2009). Atualmente é professora da Universidade de São Paulo, na Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Sociologia da Educação e da Cultura, atuando principalmente nos seguintes temas: educação e estratificação social, mobilidade social, relações de gênero, expansão do sistema de ensino, aprendizagem das diferenças sociais. É professora do Programa de Pós-Graduação em Estudos Culturais na EACH.

Downloads

Publicado

2016-04-04

Como Citar

PEROSA, G. S. A aprendizagem das diferenças sociais: classe, gênero e corpo em uma escola para meninas. Cadernos Pagu, Campinas, SP, n. 26, p. 87–111, 2016. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/cadpagu/article/view/8644724. Acesso em: 25 set. 2021.

Edição

Seção

Dossiê