Pelas telas, pela janela: o conhecimento dialogicamente situado

Autores

  • Carla Giovana Cabral Universidade Federal de Santa Catarina

Palavras-chave:

Epistemologia. Gênero. Ciência e Tecnologia

Resumo

Este artigo tem por objetivo entrelaçar estudos feministas da ciência e da tecnologia para tecer críticas à pretensa neutralidade científica e o determinismo tecnológico. A categoria gênero é compreendida como poderosa ferramenta para desconstruir a idéia de que pesquisadoras/es devam fugir da sua responsabilidade social e da consciência crítica em nome da objetividade. Esta reflexão ilumina a possibilidade do conhecimento dialogicamente situado.

Abstract

This article aims to relate feminist studies on science and technology to weave critiques about a supposed scientific neutrality and technological determinism. The category gender is understood as a powerful tool to deconstruct the idea that scientists could avoid their social responsibility and critical conscience on behalf of objectivity. That reflection illuminates the possibility of dialogically situated knowledge.

Key Words: Epistemology. Gender. Science and Technology

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Biografia do Autor

Carla Giovana Cabral, Universidade Federal de Santa Catarina

É professora adjunta na Escola de Ciências e Tecnologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN/ECT), nos Programas de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente (Prodema) e Ensino de Ciências Naturais e Matemática (PPGECNM). Possui pós-doutorado em História das Ciências (Interdisciplinar em Ciências Humanas) (2009), doutorado em Educação Científica e Tecnológica (2006), mestrado em Literatura (1998) e graduação em Comunicação Social-Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) (1995).

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Publicado

2016-04-05

Como Citar

CABRAL, C. G. Pelas telas, pela janela: o conhecimento dialogicamente situado. Cadernos Pagu, Campinas, SP, n. 27, p. 63–97, 2016. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/cadpagu/article/view/8644759. Acesso em: 8 dez. 2021.