A mulher no corpo: um re-encontro com Emily Martin

  • Daniela Tonelli Manica Universidade Estadual de Campinas

Resumo

Publicado inicialmente em 1987, o livro da antropóloga estadunidense Emily Martin –A mulher no corpo: uma análise cultural da reprodução – tornou-se, ao longo desses quase vinte anos, uma referência fundamental para se pensar as articulações entre gênero e ciência. A partir de uma análise marxista e feminista dos aspectos culturais que pautam as concepções científicas e das mulheres sobre a reprodução e o corpo feminino, Martin inaugurou discussões importantes para a antropologia, o feminismo e os estudos de gênero, que repercutiram também no campo da medicina

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Daniela Tonelli Manica, Universidade Estadual de Campinas
É professora adjunta no Departamento de Antropologia Cultural do Instituto de Filosofia e Ciências Sociais da Universidade Federal do Rio de Janeiro (IFCS/UFRJ). Possui graduação em Ciências Sociais (2001), mestrado (2003) e doutorado (2009) em Antropologia Social pelo Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Unicamp (IFCH/Unicamp). Tem interesse e experiência de pesquisas nos seguintes temas: relações entre cultura e natureza; gênero, tecnociência e medicina; biografia, etnografia e itinerários intelectuais; fluidos corporais e técnicas do corpo. Participa do GEACT, Grupo de Estudos em Antropologia da Ciência e Tecnologia, coletivo interinstitucional sediado no Rio de Janeiro, e que agrupa pesquisadores da UFRJ, UFF, UERJ e co-coordena o LEIC, Laboratório de Etnografias e Interfaces do Conhecimento, do IFCS/UFRJ.

Referências

LAQUEUR, Thomas. Inventando o sexo: corpo e gênero dos gregos a Freud. Rio de Janeiro, Relume-Dumará, 2001.

MARTIN, Emily. The Egg and the Sperm: How Science Has Constructed a Romance Based on Stereotypical Male-Female Roles. Signs, vol.

, nº 3, Spring, 1991, pp.485-501.

________. A mulher no corpo: uma análise cultural da reprodução. Rio de Janeiro, Editora Garamond, 2006, 378p. [1ªed. The woman in the body: a cultural analysis of reproduction. Boston, Beacon Press, 1987; 2ªed. The woman in the body: a cultural analysis of reproduction: with a new introduction. Boston, Beacon Press, 1992 (1987)].

ROHDEN, Fabíola. A arte de enganar a natureza: contracepção, aborto e infanticídio no início do século XX. Rio de Janeiro, Editora Fiocruz, 2003.

________. Uma ciência da diferença: sexo e gênero na medicina da mulher. Rio de Janeiro, Editora Fiocruz, 2001.

________. O corpo fazendo a diferença. Mana, vol. 4, nº 2, Rio de Janeiro, 1998.

Publicado
2016-04-05
Como Citar
Manica, D. T. (2016). A mulher no corpo: um re-encontro com Emily Martin. Cadernos Pagu, (27), 461-168. Recuperado de https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/cadpagu/article/view/8644783