Os festivais GLBT de cinema e as mudanças estético-políticas na constituição da subjetividade

Autores

  • Karla Bessa Universidade Federal de Uberlância

Palavras-chave:

Cinema Queer. Sexualidade. Festivais GLBT de Cinema

Resumo

Neste artigo traço um breve panorama do crescimento e diversificação dos festivais GLBT de cinema e da visibilidade gay. A análise está centrada nas transformações que configuraram uma nova cinematografia denominada, no início dos anos 1990, de queer movie (Rich, 1991). Desde a pioneira edição de um festival de cinema gay e lésbico, em São Francisco no final dos anos 1970, houve uma significativa mudança nos filmes feitos pelo, ou voltados para o, público gay. Isso se faz notar da produção à exibição, incluindo aspectos narrativos e técnicas cinematográficas, o que provoca um repensar tanto da formatação-programação dos festivais, quanto do próprio cinema GLBT. Novas sensibilidades e subjetividades contrastam-se com as pioneiras cenas fílmicas de cunho militante-identitário, colocando questões sobre corpo, sexualidade e gênero.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BAUMANN, Zygmunt. Modernidade Líquida. Rio de Janeiro, Zahar, 2001.

BUTLER, Judith. Undoing Gender. New York, Routledge, 2004.

__________. Bodies that matter. London/NewYork, Routledge, 1993.

CHAUNCEY, George. Gay New York: gender, urban culture, and the making of gay male world, 1890-1940. New York, Basic Books, 1994.

FEATHERSTONE, M. Cultura de consumo e pós-modernismo, São Paulo, Studio Nobel, 1995 [Trad: Júlio Simões].

FOUCAULT, Michel. Dits et écrits II, 1976-1988. Paris, Quarto Gallimard, 2001.

__________. História da sexualidade. A Vontade de Saber (Vol. I). 5ª ed.

Rio de Janeiro, Graal, 1984 [Trad.: Maria Thereza da Costa Albuquerque e J. A. Guilhon Albuquerque].

HALPERIN, David. La política queer de Michel Foucault. In: San Foucault.

Para una hagiografia gay. Córdoba, Edelp/Cuadernos de Litoral, 2000.

HARMONY, H. Wu. The Celluloid Closet: homosexuality and movies.

International Gay & Lesbian Review. Los Angeles, One Institute Press, 1998.

HOULBROOK, Matt. Queer London. Perils and pleasures in the sexual metropolis, 1918-1957. University of Chicago Press, 2005.

GLITZ, Michael. Defying labels: twenty-something playwright Eddie de Oliveira questions the labeling of sexuality with his new work, Lucky.

The Advocate, Aug. 28, Los Angeles, 2001.

DE LAURETIS, Teresa. Queer Theory: Lesbian and Gay Sexualities. An Introduction. Differences (3.2), 1991.

__________. T. Technologies of gender. Essays on theory, film and fiction. Indianápolis, Indiana University Press, 1987.

MORENO, Antônio. A personagem homossexual no cinema brasileiro. Rio de Janeiro, Funarte-EdUFF, 2001.

MORRIS, Gary. Film Sissies. The Queer Encyclopedia of the visual arts.

Chicago, 2002.

OLSON, Jenni. The queer movie poster book. San Francisco, Chronicle Books/LLC, 2004.

PARMAR, P. Queer questions: a response to B. Ruby Rich. In: COOK, P. & DODD, P. (eds.) Women and film: a sight and sound reader.

Philadelphia, Temple University Press, 1993.

RICH, B. Ruby. The last refuge of democracy: a talk with B. Ruby Rich by Jannie Rose. 07/05/2004 www.greencine.com./article __________; STEELE, Bruce C. Festival of Festivals: no longer just a footnote to Pride, lesbian and gay film fests are bringing exceptional cinema- and greater visibility - to towns across the continent. The Advocate. Aug 1, Los Angeles, 1999.

__________. New gay film. A queer sensation. The Village Voice, March 24, 1992.

RUSSO, Mary. The Female Grotesque: risk, excess and modernity. New York, Routledge, 1994.

RUSSO, Vito. The Celluloid Closet. New York, Harper & Row, 1987 [1981].

SCOTT, Joan. Gender and the politics of history (Revised Edition). New York, Columbia University Press, 1999 [1988].

SCHWARTZ, Michael. Resenha de Anti-gay culture, edited by Mark Simpson. The Harvard Gay & Lesbian Review, vol. 4, Iss2, Apr. 30, Boston, 1997.

TREVISAN, J.S. Devassos no Paraíso. A homossexualidade no Brasil, da colônia à atualidade. 3ªed. São Paulo/Rio de Janeiro, Record. 2000.

Downloads

Publicado

2016-04-07

Como Citar

BESSA, K. Os festivais GLBT de cinema e as mudanças estético-políticas na constituição da subjetividade. Cadernos Pagu, Campinas, SP, n. 28, p. 257–283, 2016. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/cadpagu/article/view/8644806. Acesso em: 26 jul. 2021.

Edição

Seção

Dossiê

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)