Banner Portal
Monumentos ao “Segundo Sexo” de Simone de Beauvoir
Remoto

Como Citar

PEDRO, Joana Maria. Monumentos ao “Segundo Sexo” de Simone de Beauvoir. Cadernos Pagu, Campinas, SP, n. 28, p. 407–414, 2016. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/cadpagu/article/view/8644811. Acesso em: 20 abr. 2024.

Resumo

Os dois livros aqui resenhados situam-se dentro das comemorações do cinqüentenário da publicação da obra de Simone de Beauvoir – O Segundo Sexo –, o primeiro, uma coletânea de artigos de diversas autoras discutindo os capítulos que compõem a obra de Simone de Beauvoir e o segundo uma coletânea de documentos da época da publicação da primeira edição do livro de Beauvoir. As obras foram publicadas em 2004 por duas editoras de Paris e dirigidas por Ingrid Galster, professora de literatura francesa, espanhola e hispano-americana da Univertität Poderborn, na Alemanha, e especializada no impacto da obra de Simone de Beauvoir no contexto alemão; autora, também, de inúmeros textos sobre Jean-Paul Sartre.

 

Remoto

Referências

CHAPERON, Sylvie. Les années Beauvoir (1945-1970). Paris, Fayard, 2000.

CODERRE Cécile et TAHON Marie-Blanche. Le Deuxième sexe. Une relecture en trois temps, 1949-1971-1999. Montréal, Les Éditions du Remue-Ménage, 2001.

CORRÊA, Mariza. (org.) cadernos pagu (12) – Simone de Beauvoir & os feminismos do século XX –, Campinas, Núcleo de Estudos de Gênero – Pagu/Unicamp, 1999.

DELPHY, Christine e CHAPERON, Sylvie. Le cinquantenaire du Deuxième Sexe. Paris, Syllepse, 2000.

GALSTER, Ingrid. (org.) Simone de Beauvoir: Le Deuxième Sexe. Le livre fondateur du féminisme moderne en situation. Paris, Éditions Champion, 2004.

_________. (org.) Le Deuxième Sexe de Simone de Beauvoir. Paris, Presses de l’Université Paris-Sorbonne, 2004.

MOTTA, Alda Britto da, SARDENBERG, Cecília e GOMES, Márcia. (orgs.) Um diálogo com Simone de Beauvoir e outras falas. Salvador, NEIM, 2000.

Downloads

Não há dados estatísticos.