As estruturas elementares da violência

Autores

  • Pedro Paulo Gomes Pereira Universidade Federal de São Paulo

Resumo

Las estructuras elementales de la violencia é o título do livro de Rita Laura Segato, lançado em 2003 na Argentina, no qual a autora, em diversos e multifacetados ângulos de leitura, apresenta um modelo geral para compreensão da violência. Num projeto ousado, fruto de décadas de investigações e trabalhos sistemáticos sobre o assunto, nove ensaios se sucedem, submetendo ao leitor uma nova forma de perceber a violência em suas relações diretas com gênero.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Pedro Paulo Gomes Pereira, Universidade Federal de São Paulo

Possui Mestrado em Antropologia pela Universidade de Brasília (1996), Doutorado em Antropologia pela Universidade de Brasília (2001) e Pós-doutoramento na Universidade de Barcelona (2001-2002). É Livre Docente pela Universidade Federal de São Paulo (2013). Professor Associado da Universidade Federal de São Paulo. Atualmente é Coordenador da Área de Ciências Sociais e Humanas em Saúde e Vice-coordenador do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva da Universidade Federal de São Paulo. É autor dos livros O terror e a dádiva (2004) e De corpos e travessias (2014), além de artigos publicados em periódicos nacionais e internacionais. Áreas de atuação: Corpo, saúde, doença, aids, antropologia da biomedicina e tecnologias

Referências

AGABEM, Giorgio. Estado de Exceção. São Paulo, Boitempo, 2004.

__________. Homo sacer: o poder e a vida nua. Belo Horizonte, Ed.

UFMG, 2002a.

__________. Lo que queda de Auschwitz. El archivo y el testigo. Homo sacer III. Valencia, Pré-textos, 2002b.

BUTLER, Judith. Undoing Gender. New York, Routledge, 2004.

__________. Críticamente subversiva. In: JIMÉNEZ, Rafael M.M. (org.) Sexualidades transgresoras. Uma antologia de estúdios queer.

Barcelona, Icaria Editoral, 2002.

__________. Boddies that Matter: On the discursive limits of sex. New York, Routledge, 1998.

__________. Excitable Speech. A politics of the Performative. New York, Routledge, 1997.

__________. Gender trouble: Feminism and the subversion of identity.

New York, Routledge, 1990 [Trad. brasileira: Problemas de gênero: feminismo e subversão da identidade. Rio de Janeiro, Civilização Brasileira, 2003].

MIGNOLO, Walter D. Histórias Locais / Projetos Globais. Colonialidade, Saberes Subalternos e Pensamento Liminar. Belo Horizontes, Editora da UFMG, 2003.

SEGATO, Rita Laura. Santos e Daimones: O Politeísmo Afro-Brasileiro e a Tradição Arquitipal. 2ªed. Brasília-DF, EDUnB, vol. 1, 2005, 515 p.

__________. Las estructuras elementales de la violencia. Ensayos sobre género entre la antropología, el psicoanálisis y los derechos humanos.

Bernal, Universidad de Quilmes, 2003.

Downloads

Publicado

2016-04-07

Como Citar

PEREIRA, P. P. G. As estruturas elementares da violência. Cadernos Pagu, Campinas, SP, n. 29, p. 459–468, 2016. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/cadpagu/article/view/8644837. Acesso em: 8 dez. 2021.