Mulheres em movimento: histórias do feminismo pela fotografia

Autores

  • Juliana Perucchi Universidade Federal de Santa Catarina
  • Karla Galvão Adrião Universidade Federal de Santa Catarina

Resumo

A proliferação vertiginosa de ensaios fotográficos com foco nos movimentos sociais tem evidenciado a contribuição da fotografia não apenas para o registro histórico desses processos, mas, sobretudo, para que se possa rever certas posturas, suprir lacunas e legitimar estratégias de lutas. Ao mesmo tempo em que resgatam o cotidiano da militância feminista, onde as possibilidades se apresentam como bandeiras que buscam a unidade/pluralidade do sujeito “mulheres”, enquanto estratégia política, o material histórico contemplado pela fotografia, remete a este lugar de pesquisadoras militantes feministas, em diálogo com o campo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Juliana Perucchi, Universidade Federal de Santa Catarina

Professora Adjunto III do Departamento de Psicologia da Universidade Federal de Juiz de Fora. Atuou como professora PRODOC/CAPES no Programa de Pós-graduação em Psicologia, vinculada ao Núcleo de Psicologia Política, da Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG (2008-2009). Doutora em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (2008), foi bolsista no exterior pela Capes com estágio de doutoramento na Universidade do Minho, em Portugal (2006). Mestre em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (2001) e graduada em Psicologia pela Universidade do Sul de Santa Catarina (1999). Possui experiência profissional no ensino superior na área da Psicologia Social, da Saúde e da Educação. Atua nas seguintes áreas: saúde, educação, juventude, políticas públicas, direitos sexuais e reprodutivos, diversidade sexual, gênero e feminismo, psicologia comunitária. É pesquisadora-colaboradora do Núcleo Margens, da Universidade Federal de Santa Catarina e do Nuh - Núcleo de Direitos Humanos e Cidadania GLBT, da Universidade Federal de Minas Gerais.

Karla Galvão Adrião, Universidade Federal de Santa Catarina

Professora do departamento de Psicologia da UFPE e da pós-graduação em Psicologia da mesma universidade. Psicóloga, com mestrado em Letras e Linguística pela Universidade Federal de Pernambuco (2000). Seu Doutorado em Ciências Humanas- área de concentração em estudos de gênero (2008); tem como eixos teórico-metodológicos a Psicologia e a Antropologia urbana (constituição do sujeito), e foi realizado na Universidade Federal de Santa Catarina. Foi coordenadora assistente do Projeto de pesquisa intervenção "ARTPAD - Teatro e desenvolvimento" (DFid-Grã-Bretanha) (2000-2001) e coordenadora do Fórum de Mulheres de Pernambuco (2002-2004). Atualmente é uma das coordenadoras do Núcleo Lab- Eshu (dept. Psicologia-UFPE), e pesquisadora associada dos núcleos MARGENS (Psicologia-UFSC) e transes (Antropologia -UFSC), atuando principalmente nos seguintes temas: estudos de gênero, estudos feministas, políticas públicas, juventudes, direitos sexuais e direitos reprodutivos. Como eixos transversais de interesse estão: teoriasfeministas, teorias do sujeito e teorias da linguagem numa perspectiva pós-estrutural. 

Downloads

Publicado

2016-04-07

Como Citar

PERUCCHI, J.; ADRIÃO, K. G. Mulheres em movimento: histórias do feminismo pela fotografia. Cadernos Pagu, Campinas, SP, n. 29, p. 469–473, 2016. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/cadpagu/article/view/8644839. Acesso em: 7 dez. 2021.