Banner Portal
Direitos Humanos e gênero no cenário da migração e do tráfico internacional de pessoas
Remoto

Palavras-chave

Tráfico de Pessoas. Migração. Gênero. Mulheres

Como Citar

ASSOCIAÇÃO, Asbrad. Direitos Humanos e gênero no cenário da migração e do tráfico internacional de pessoas. Cadernos Pagu, Campinas, SP, n. 31, p. 251–273, 2016. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/cadpagu/article/view/8644880. Acesso em: 18 abr. 2024.

Resumo

Este texto apresenta algumas observações sobre as violações de direitos humanos que têm lugar na migração internacional e no tráfico de pessoas a partir dos relatos de mulheres migrantes abordadas pela equipe do Posto de Atendimento Humanizado aos/às Migrantes, no aeroporto internacional de Guarulhos. A apresentação desses casos mostra a violação de direitos nesse contexto e a importância de se discutir o enfrentamento ao Tráfico de Pessoas a partir de uma perspectiva de gênero e Direitos Humanos.

Abstract

This paper presents some comments about violations of human rights taking place in international migration and human trafficking from the reports of migrant women gathered by the team of the Posto de Atendimento Humanizado aos/às Migrantes, in the International Airport of Guarulhos. The presentation of these cases shows the violation of rights in that context and the importance of discussing the confrontation with Trafficking in Persons from a perspective of gender and Human Rights.

Key Words: Trafficking in Persons, Migration, Gender, Women.

Remoto

Referências

ALIANÇA GLOBAL CONTRA O TRÁFICO DE MULHERES. Direitos Humanos e Tráfico de Pessoas: um manual. Rio de Janeiro-RJ, GAATW, 2006.

FERREIRA, Rosário de Maria da Costa. Direitos Humanos e Sexualidade.

Caderno de Conteúdo - Fortalecimento da rede de enfrentamento à violência sexual contra crianças e adolescentes, Guarulhos-SP, Associação Brasileira de Defesa da Mulher, da Infância e da Juventude (ASBRAD)/Secretaria Especial dos Direitos Humanos da Presidência da República (SEDH/PR), 2008.

KEMPADOO, Kamala. Mudando o debate sobre o tráfico de mulheres.

Cadernos Pagu (25), Campinas-SP, Núcleo de Estudos de Gênero – Pagu/Unicamp, 2005.

LISBOA, Tereza Kleba. Gênero e Migrações. Revista Interdisciplinar da Mobilidade Humana (26 e 27), Brasília-DF, Centro Scalabriano de Estudos Migratórios, 2006.

MASSULA, Letícia e MELO, Mônica de. Tráfico de Mulheres: Prevenção, punição e proteção. São Paulo, Consulado Geral dos Estados Unidos da América/CLADEM - Comitê da América Latina e do Caribe para a Defesa dos Direitos da Mulher, 2003.

PISCITELLI, Adriana. Sujeição ou Subversão? Migrantes brasileiras na indústria do sexo na Espanha. Revista História e Perspectivas (35), Uberlândia-MG, Universidade Federal de Uberlândia, 2006.

SECRETARIA NACIONAL DE JUSTIÇA. Política nacional de enfrentamento ao tráfico de pessoas. Brasília-DF, SNJ, 2008.

__________. Pesquisas em Tráfico de Pessoas. Parte 3 - Tráfico internacional de pessoas e tráfico de migrantes entre deportad os/as e não admitid os/as que regressam ao Brasil via o aeroporto internacional de Guarulhos. Brasília, Secretaria Nacional de Justiça/OIT, 2007 (coord. Técnica: Adriana Piscitelli).

__________. Pesquisas em tráfico de pessoas. Parte 2 - Relatório indícios de tráfico de pessoas no universo de deportadas e não admitidas que regressam ao Brasil via aeroporto de Guarulhos. Brasília, Secretaria Nacional de Justiça/OIT,2006 (coord. Técnica: Adriana Piscitelli).

Downloads

Não há dados estatísticos.