Banner Portal
O negócio do desejo
Remoto

Como Citar

Simões, J. A. (2016). O negócio do desejo. Cadernos Pagu, (31), 535–546. Recuperado de https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/cadpagu/article/view/8644891

Resumo

“Quando vou transar com um cliente” – diz um garoto de programa entrevistado por Nestor Perlongher em O negócio do michê – “eu não sou eu; eu sou a fantasia do cliente”. O desejo fora da ordem se vê emaranhado, de saída, nas demandas da troca material e do imaginário que o provoca e regula. Práticas apaixonadamente transgressivas vêm de braço dado com os imperativos categóricos do comércio e da identidade. Arrebatamento e regra, acaso e cálculo, prazer e prescrição são reunidos de forma tensa e indissolúvel, não como pares de opostos bem comportados em suas casinhas, mas como vivências alternadas, simultâneas, embrulhadas umas nas outras. Na enunciação do rapaz se condensa o complexo de questões que a prostituição homossexual masculina abarca e projeta para além dela própria, e que formam a matéria desse notável trabalho, reeditado em boa hora. Trata-se de uma etnografia substancial e de um ensaio brilhante de interpretação teórica, que não apenas se destaca no importante acervo de estudos socioantropológicos de sexualidade feitos no Brasil, em sua época, como se mostra altamente proveitoso e relevante à luz dos debates atuais.
Remoto

Referências

BECKER, Howard. Outsiders. Studies in the sociology of deviance. Nova York, The Free Press, 1963.

DELEUZE, Gilles e GUATTARI, Felix. Mil platôs: capitalismo e esquizofrenia.

v. São Paulo, Ed. 34, 1997 [1980].

FRY, Peter. Da hierarquia à igualdade: a construção histórica da homossexualidade no Brasil. In: Para inglês ver. Identidade e política na cultura brasileira. Rio de Janeiro, Zahar, 1982, pp.87-115.

GOFFMAN, Erwin. Estigma. Rio de Janeiro, Zahar, 1975 [1963].

IRVINE, Janice. The sociologist as voyeur: social theory and sexuality research, 1910-1978. Qualitative Sociology (26), 4, 2003.

LEVINE, Martin. Gay ghetto. In: LEVINE, M. (org.) Gay men: the sociology of male homosexuality. Nova York, Harper &Row, 1979.

MATZA, David. Delinquency and drift. New Jersey, Transaction Publications, 1964.

PARK, Robert. A cidade: sugestões para investigação social no meio urbano [1916]. In: Velho, Otávio G. (org.) O fenômeno urbano. Rio de Janeiro, Zahar, 1973.

PERLONGHER, Nestor. O negócio do michê. 2ªed. São Paulo, Editora Fundação Perseu Abramo, 2008.

Downloads

Não há dados estatísticos.