Mulheres e moda em São Paulo: das vitrines iluminadas às sombrias salas de costura

  • Ana Paula Cavalcanti Simioni Universidade de São Paulo

Resumo

O fenômeno da moda, ainda que amplamente presente em nosso cotidiano, por vezes é considerado como um tema “menor” quando se trata de tomá-lo como objeto de estudos. A publicação de dois livros durante o ano de 2007 – Moda e sociabilidade. Mulheres e consumo na São Paulo dos anos 1920 e Fazer roupa virou moda: um figurino de ocupação da mulher, em sua origem duas teses acadêmicas – é a prova de uma paulatina transformação na compreensão do estatuto heurístico da moda: de um objeto fútil torna-se um prisma privilegiado para compreender variadas práticas de distinção nas sociedades contemporâneas.

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Biografia do Autor

Ana Paula Cavalcanti Simioni, Universidade de São Paulo
possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo (1994), mestrado em Sociologia pela Universidade de São Paulo (1999), doutorado em Sociologia pela Universidade de São Paulo (2004), doutorado-sandwich pela École des Hautes Études en Sciences Sociales, Paris (2002). Desde 2009 é docente do Instituto de Estudos Brasileiros (USP), onde é também líder do grupo de pesquisa sobre "Arte e poder no Brasil". É pesquisadora associada do EFISAL-CRAL (EHESS- Paris) e colaboradora do programa de pós-graduação Interunidades "Estética e História da Arte" ( MAC-USP). Tem experiência na área de Sociologia, com ênfase em Sociologia da Arte e da Cultura, atuando principalmente nos seguintes temas: Arte e gênero; Mecenato e Colecionismo no Brasil, Academismo e Modernismo brasileiros. Realizou também a curadoria da Exposição "Mulheres Artistas: as pioneiras (1880-1930)", na Pinacoteca do Estado de São Paulo, 2015
Publicado
2016-04-11
Como Citar
Simioni, A. P. C. (2016). Mulheres e moda em São Paulo: das vitrines iluminadas às sombrias salas de costura. Cadernos Pagu, (31), 565-572. Recuperado de https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/cadpagu/article/view/8644894
Seção
Resenhas

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