Resumo
Em Backlash: o contra-ataque na guerra não declarada contra as mulheres, Susan Faludi (2001) faz uma ampla exposição das críticas dirigidas ao movimento feminista nas últimas décadas. Ali ela elenca os argumentos, estratégias e atores empenhados na defesa do que seria uma ordem “natural” dos gêneros e na reversão das conquistas obtidas por aquele movimento. Em uma eventual revisão de sua obra, Faludi poderia considerar a inclusão de determinados segmentos da comunidade gay americana no rol dos detratores do feminismo. Esses segmentos vêm se empenhando em mostrar como a relação entre o movimento feminista e o movimento homossexual tem sido prejudicial ao segundo. Um dos aspectos mais negativos dessa relação seria a suposta adesão do movimento gay às formulações feministas que advogam que a masculinidade só se torna aceitável como algo a ser desconstruído, o que reforçaria uma tendência à efeminação dos homossexuais. O livro aqui examinado – Androphilia: a manifesto. Rejecting the gay identity, reclaiming masculinity – escrito por Jack MaleBranche, dá seguimento a essa tendência analítica.
Referências
CALIFA, Pat. Public sex. The culture of radical sex. Pittsburgh, Cleis Press, 1994.
ELIAS, Norbert. O processo civilizador. 2 volumes. Rio de Janeiro, Jorge Zahar, 1993.
FALUDI, Susan. Backlash. O contra-ataque na guerra não declarada contra as mulheres. Rio de Janeiro, Rocco, 2001.
GÓIS, João Bôsco Hora. A Conservadorização do Discurso Anti-Aids nos Estados Unidos. Revista Serviço Social e Sociedade, nº 58, 1998.
___________. Revolta de Stonewall. In: SILVA, Francisco Carlos Teixeira da. Enciclopédia de Guerras e Revoluções do Século XX. As grandes transformações do mundo contemporâneo. Rio de Janeiro, Record, 2004.
HUMAN RIGHTS WATCH. Hatred in the hallways: violence and discrimination against lesbian, gay, bisexual, and transgender students in U. S. schools. New York, Human Rights Watch, 2001.
KIMMEL, Michael. Manhood in America. A cultural history. New York, The Free Press, 1997.
MCLAREN, Angus. The trials of masculinity. Chicago, Chicago University Press, 1997.